Fonte: G1 / Auto Esporte
A nova geração do Chevrolet Tracker já está pronta para chegar às lojas brasileiras, o que acontecerá até o final de março. O G1 teve acesso a informações ainda não reveladas. O SUV utilizará o esperado motor 1.2 turbo e deverá ter preços aproximados entre R$ 80 mil e R$ 115 mil. A reportagem flagrou uma unidade do modelo sem qualquer tipo de disfarces nas proximidades da sede da empresa, em São Caetano do Sul (SP). O exemplar da versão mais cara, a Premier, foi fotografado em um shopping da cidade do ABC Paulista.
O G1 apurou que o Tracker será oferecido em 6 configurações:
- 1.0 turbo manual (sem nomenclatura);
- 1.0 turbo automático (sem nomenclatura);
- LT 1.0 automático;
- 1.2 automático (sem nomenclatura);
- LTZ 1.2 automático;
- Premier 1.2 automático.
O motor 1.0 de 3 cilindros é exatamente o mesmo já visto nos Onix e Onix Plus, flex e com até 116 cavalos de potência. Já o 1.2 turbo, também tricilíndrico, é inédito por aqui, será flex e terá até 133 cv. Para todas as versões o câmbio terá 6 marchas. Dados de desempenho não foram revelados, mas supostos números de consumo foram apontados pela fonte ouvida pelo G1. O 1.2 terá médias de 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol, e 11,4 km/l e 13,5 km/l, respectivamente, com gasolina.
A versão mais cara do Tracker, como a que foi flagrada, oferecerá:
- Faróis full-LED;
- Lanternas de LED;
- Luzes de conversão embutidas nos faróis;
- Teto solar panorâmico;
- Bancos de couro;
- Frenagem automática de emergência;
- Medição de distância do veículo à frente em metros e segundos;
- Retrovisor eletrocrômico;
- Controle de velocidade de cruzeiro;
- Luz de neblina traseira;
- Internet 4G com Wi-Fi;
- Sistema de estacionamento semiautônomo;
- Acesso e partida por chave presencial;
- Start-stop com possibilidade de desligamento.
A nova geração do modelo será um pouco maior do que a atual. Serão 4,27 metros de comprimento, 2,57 m de entre-eixos e 1,79 m de largura (sem contar os espelhos). Todas as medidas são aproximadamente 2 centímetros maiores, com exceção da altura, que diminuiu quase 6 cm e foi para 1,62 m. Ele também tem dimensões próximas às do Volkswagen T-Cross, um de seus principais concorrentes, que é um pouco menor com 4,20 metros de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,76 m de largura e 1,57 m de altura. O porta-malas cresceu e passou de 306 litros do modelo atual para 357. Um segundo nível libera mais 36 litros para bagagens. Já o tanque de combustível diminuiu e agora tem 44 litros, exatamente a mesma capacidade do Onix.
Da China para o mundo
O Tracker é mais um dos frutos dos novos projetos globais da Chevrolet, desenvolvidos na China por engenheiros de diversos países, incluindo o Brasil. O próprio SUV compacto, por exemplo, fez a primeira aparição no último Salão de Xangai, junto com o Onix Plus.
Na ocasião, o modelo estava trancado, sem possibilidade de ver interior. Agora, com as imagens do modelo flagrado no shopping, é possível perceber que ele será semelhante ao dos novos Onix e Onix Plus. Há algumas diferenças, no entanto. Os bancos, inteiriços nos modelos compactos, terão apoio de cabeça retrátil no Tracker. Paineis de porta e posição da central multimídia também têm algumas peculiaridades.