(Foto: Divulgação / PMDI)
Na manhã desta sexta-feira (7), a administração municipal de Dois Irmãos reuniu secretários, servidores, Defesa Civil e o comando do Corpo de Bombeiros para alinhar ações de mobilização com o objetivo de monitorar os efeitos da passagem de um novo ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul, neste fim de semana.
Apesar da previsão de impactos menores, a reunião foi articulada pelo prefeito Jerri Meneghetti para apresentar as ações de prevenção e organização da atuação do sistema de Defesa Civil. “Em momentos de contingência se emprega todo o esforço no suporte e na atenção à preservação da vida”, comentou.
Diversas ações foram alinhadas e checadas preventivamente. Entre as principais, destacam-se a disponibilização dos ginásios das escolas 29 de Setembro (Moinho Velho) e Matheus Grimm, no Portal da Serra, como locais de suporte e abrigo temporários; e foi instituída uma escala de monitoramento dos níveis dos arroios e das áreas de risco. Além disso, foi determinada a prontidão de motoristas e operadores de máquinas, listados os veículos e máquinas que devem ser utilizados em caso de emergência e planejada a montagem de kits com itens de primeira necessidade para situações de desalojamento.
O 1º tenente do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos, Juliano Soares Napp, reforçou o alerta da Defesa Civil estadual para quem reside em área de risco, que deve buscar um local seguro. O secretário de Desenvolvimento Econômico e coordenador da Defesa Civil de Dois Irmãos, Edson Maicá Severo, lembra que os telefones para relatar situações de emergência são o 190 e o 193.