(Foto: Arquivo JDI)
A Brigada Militar de Dois Irmãos atendeu a 4.028 ocorrências em 2023. Os números, divulgados na quarta-feira (7) pela instituição, correspondem a averiguações, orientações, prisões, atendimento a vítimas de violência doméstica, acidentes de trânsito, entre outras.
Nos doze meses, foram registradas 122 prisões. Segundo a polícia, 41 homens foram presos por violência doméstica contra a mulher no ano passado. Um deles foi preso duas vezes, totalizando, assim, 42 prisões pelo crime. “Os casos relacionados à Lei Maria da Penha têm maior incidência nos finais de semana e feriados, muitas vezes relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas ou uso de entorpecentes”, destaca o comandante da BM local, tenente Elton Dhein.
Também foram registradas 29 prisões por tráfico de drogas, 13 por furto ou roubo, oito por mandados judiciais, e o restante por diversos delitos. A BM também emitiu 972 autos de infração de trânsito. Uma das situações que chama a atenção é o número de motoristas que foram autuados por conduzirem veículos após consumo de álcool, somando 65 infrações em 2023.
Reconhecendo o esforço do efetivo, o tenente Elton ressalta, também, o apoio dos demais órgãos públicos e da comunidade, em busca de uma sociedade cada vez mais segura. “Temos que a demanda da Brigada Militar é recorrente, diária, 24 horas por dia e sete dias por semana. Sempre atenta a tudo e todos que circulam em nossa cidade, fazendo assim de Dois Irmãos indubitavelmente uma das cidades mais tranquilas do Rio Grande do Sul. Sempre salientando que o serviço é conjunto, Brigada Militar, administração pública, Consepro, iniciativa privada e cidadãos. Não há segurança pública eficiente sem envolvimento de todos”, finaliza.