Márcio Goldschmidt, presidente do PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Dois Irmãos se prepara para mais uma eleição municipal com a intenção de lançar candidato a prefeito. Entre as possibilidades para a chapa majoritária, surgem, como sempre, os nomes do ex-prefeito Miguel Schwengber (2009-2012) e do ex-vereador Joracir Filipin, que concorreu a prefeito em 2020.
– O PT terá candidato a prefeito. Estamos avaliando se vamos participar de alguma coligação, mas a princípio o partido está se organizando para ter candidato. Nomes que sempre aparecem com muita força são os do companheiro Miguel e do companheiro Filipin. Tem outros nomes, como o da companheira Sheila (da Silva), do Maurício (Klein), do companheiro Kelvin (da Silva Penedo) – cita o presidente Márcio Goldschmidt.
A propósito do ex-prefeito, Márcio reitera que Miguel é uma possibilidade.
– Conversamos muito com ele, e a princípio o Miguel deixa uma porta aberta que pode vir a ser o nosso candidato a prefeito – comenta.
O PT também tem conversado com outros partidos.
– A gente tem conversado muito com o PDT, com o Tonho (Antônio Renz, presidente), que está em um processo de reorganização do partido. Tivemos conversas com o PSB, com o presidente Éder (Damke), e outras conversas informais de membros do nosso partido com o pessoal do União Brasil – diz o petista.
Hoje, o partido conta com uma cadeira no Poder Legislativo. A vereadora Sheila da Silva, segundo Márcio, já manifestou interesse em ser candidata novamente. A ex-presidente do PT e suplente Cristine Groth também estuda a possibilidade.
– A gente vai preencher a nossa nominata (a vereador). Serão 10 nomes de homens e mulheres que vamos apresentar em um evento que estamos programando, a princípio, para o dia 18 de maio, tanto da majoritária quanto da proporcional – afirma Márcio, que também surge como pré-candidato.
Debate sobre o futuro da cidade
A ideia do partido é debater com a população os rumos do município.
– A gente acredita que Dois Irmãos pode ser uma cidade mais inclusiva. Dois Irmãos vem crescendo muito ao longo dos últimos 20 anos, mas cresce de forma desorganizada. A ideia é convidar a cidade para fazer um bom debate e elaborar um planejamento de crescimento – explica Márcio.
Entre as questões que precisam ser analisadas, de acordo com o presidente do PT, estão especulação imobiliária, incentivos na agricultura, preocupação com o social, planejamento urbano, maior oferta no contraturno escolar e diversificação econômica.
– A gente identifica que Dois Irmãos é uma cidade muito pujante, mas ao mesmo tempo precisa ter diversificação da matriz produtiva. Viemos de um início de um processo de diversificação, principalmente com a instalação do Parque Industrial no governo do prefeito Miguel e com a vinda da Mahindra, que agora não vai mais ficar em Dois Irmãos. A cidade também precisa pensar com urgência a questão de uma associação que administre o hospital, criada e fomentada com moradores e munícipes de Dois Irmãos. Sapiranga fez isso lá atrás, e hoje o Hospital Sapiranga é referência na região, inclusive para nós. Existe uma série de coisas, e o período eleitoral é propício para se pensar a cidade – conclui ele.