(Foto: Abicalçados / Divulgação)
A crise decorrente da pandemia do coronavírus atingiu em cheio vários setores da economia, entre eles o calçadista. De acordo com levantamento do Sindicato dos Sapateiros de Dois Irmãos, foram cerca de 1.700 demissões ao longo de 2020. A recuperação ainda é lenta, com aproximadamente 300 trabalhadores admitidos desde agosto.
– O ano de 2021 está começando com admissões no setor, com possibilidade de mais contratações. Em relação aos primeiros dias de janeiro, é cedo para fazer um diagnóstico, pois ainda temos empresas de férias – comenta o dirigente sindical Romeo Schneider.
A expectativa para este ano, segundo Romeo, é recolocar os postos de trabalho perdidos nos últimos 12 meses. Atualmente, o setor calçadista emprega 4 mil trabalhadores distribuídos em 20 empresas da cidade.
Projeção de crescimento
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) projeta um crescimento de 19% ao longo de 2021 – a queda em 2020 ficou em torno de 25%.
– Existe uma tendência de recuperação verificada nos últimos meses de 2020. A tendência é essa, ainda mais levando em consideração a vacinação e a normalização do comércio físico, do qual ainda somos dependentes – diz o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.