Depois de um ano difícil, setor calçadista começa 2021 contratando

11/01/2021
(Foto: Abicalçados / Divulgação)

(Foto: Abicalçados / Divulgação)

A crise decorrente da pandemia do coronavírus atingiu em cheio vários setores da economia, entre eles o calçadista. De acordo com levantamento do Sindicato dos Sapateiros de Dois Irmãos, foram cerca de 1.700 demissões ao longo de 2020. A recuperação ainda é lenta, com aproximadamente 300 trabalhadores admitidos desde agosto.

– O ano de 2021 está começando com admissões no setor, com possibilidade de mais contratações. Em relação aos primeiros dias de janeiro, é cedo para fazer um diagnóstico, pois ainda temos empresas de férias – comenta o dirigente sindical Romeo Schneider.

A expectativa para este ano, segundo Romeo, é recolocar os postos de trabalho perdidos nos últimos 12 meses. Atualmente, o setor calçadista emprega 4 mil trabalhadores distribuídos em 20 empresas da cidade.

 

Projeção de crescimento

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) projeta um crescimento de 19% ao longo de 2021 – a queda em 2020 ficou em torno de 25%.

– Existe uma tendência de recuperação verificada nos últimos meses de 2020. A tendência é essa, ainda mais levando em consideração a vacinação e a normalização do comércio físico, do qual ainda somos dependentes – diz o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela