Prefeito Jerri e vice Juarez inovam ao escolher secretário da Saúde via currículo

11/02/2021
Jerri foi entrevistado por Alan Caldas no programa Fim de Tarde

Jerri foi entrevistado por Alan Caldas no programa Fim de Tarde

Essa é uma forma absolutamente nova de preencher cargos na administração pública. Se der certo, Dois Irmãos mostrará que realmente “é diferente”, e estará dando uma aula ao setor público nacional

 

 

Por Alan Caldas – Editor

 

 

Em entrevista ao Editor Alan Caldas, no programa Fim de Tarde, na terça-feira, 9, o prefeito Jerri Meneghetti esclareceu a razão pela qual ele próprio assumiu temporariamente a Secretaria da Saúde de Dois Irmãos.

Segundo o prefeito, ele e seu vice (Juarez Stein) haviam definido previamente que duas secretarias seriam essencialmente técnicas. Uma era a de Educação, na qual ficou Denise Maldaner. E a Saúde. Em relação a esta última secretaria, Jerri teria possibilidade de fazer convites a conhecidos que poderiam assumir a pasta, e inclusive iniciaram conversas, mas não deu certo. Então, ele e o vice decidiram inovar nessa questão e tentar usar na área pública o mesmo método que se utiliza na iniciativa privada: eles solicitaram currículos.

 

Jerri e Juarez já tinham em mente

Qual o tipo de profissional que desejam para assumir a Secretaria da Saúde, e com base nisso lançaram ao mercado de trabalho a proposta de alguém “com bom currículo” poder tornar-se o secretário da Saúde de Dois Irmãos. Uma escolha baseada em dados técnicos, sem importar se o candidato ou candidata pertence ou não a partido e, mesmo, sem importar se é ou não de Dois Irmãos.

 

O edital solicitando currículos

Foi publicado na segunda semana de janeiro. O prefeito não imaginava quantos viriam e nem se viriam. Mas, disse ele ao Editor Alan Caldas, “surpreendentemente chegaram 241 currículos”.

Os currículos vinham, é claro, em sua grande maioria aqui da região. “Mas muitos vieram de diversas partes do Estado”, disse o prefeito, “e inclusive de Brasília, Amapá, Roraima, Ceará, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e outros estados”.

 

Esses currículos foram avaliados

Por duas comissões diferentes, que fizeram uma peneira para ver quais daqueles que enviaram preenchiam os requisitos solicitados no Edital para o cargo de secretário de Saúde. “Dos 241 que vieram, ficaram 93 após a primeira etapa de avaliação dessas comissões”, diz o prefeito.

Na semana passada

E nesta semana, “ocorreu a segunda peneira nos 93 que haviam sido previamente selecionados”, informa Jerri. “E ficaram então 10 candidatos que entre os 241 que vieram acreditamos que sejam os de onde possivelmente sairá o novo secretário da Saúde”.

 

Esses 10 previamente selecionados

Entram, agora, para uma última avalição, desta vez com uma profissional da área de psicologia, que vai avaliar diversos aspectos deles e, então, dizer quantos desses 10 têm, segundo esses critérios, possibilidade concreta de assumir o cargo de secretário da Saúde.

Quando essa última etapa terminar, os que sobrarem na peneira serão entrevistados diretamente pelo prefeito Jerri e seu vice Juarez.

 

O prefeito informa que

A avaliação está sendo profunda e que, ao final, o candidato que vier a assumir será aquele que terá não apenas boa formação, mas também experiência para assumir esse cargo que é um dos que mais exige nervos de aço e conhecimento na administração.

“Não podemos ter alguém que, por exemplo, tenha grande formação na área, mas não tenha experiência prática”, diz Jerri. “E também não se pode ter muita experiência, mas pouca formação no setor”.

 

A escolha dos secretários

É uma escolha pessoal do chefe do Executivo. Normalmente quem ocupa esses cargos está próximo do prefeito, politicamente. Mas Jerri está tentando um fato novo.

Com essa escolha via Edital e currículo, o prefeito tenta uma nova forma de levar administração para o setor público. É uma iniciativa incrível, realmente, porque avaliando o Brasil como um todo o que se vê é o secretariado ser sempre escolhido entre os “soldados do partido”, como diz o jargão político. E aqui em Dois Irmãos, pela primeira vez, está se tentando algo novo, algo diferente.

Aí vem a pergunta:

– E se mesmo após tanta seleção o candidato não der certo?

E o prefeito é quem responde:

– Aí encerramos o projeto e fazemos de outra forma. Mas pelo menos tentamos.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela