(Fotos: Divulgação)
Na última terça-feira (8), uma comitiva de Dois Irmãos liderada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Maicá Severo, visitou a Casa da Colônia de Rolante. Criada em 2005 como balcão de negócios dos produtores rurais daquele município, o local tornou-se, ao longo do tempo, um centro de informações turísticas, onde são vendidos produtos da agricultura familiar, como geleias, vinhos, hortaliças, peixes e, inclusive, as tradicionais cucas de Rolante, produzidas em dois fornos à lenha instalados no local.
Além de ser um espaço atraente e diversificado, que abriga agricultores, piscicultores e artesãos, e ponto de chegada para os turistas, a principal inovação está no modelo de parceria público-privada que define a gestão e operação da casa. O prédio é da prefeitura e quem opera é uma associação, responsável por contratar os funcionários e realizar a manutenção, limpeza e investimentos. Segundo o secretário Maicá, o objetivo de conhecer o local é principalmente o modelo de parceria e estudar o case de sucesso para desenvolver situação semelhante na Casa do Produtor de Dois Irmãos, que fica junto a Praça do Imigrante.
Também participaram da visita técnica o chefe do Departamento de Agricultura, Sidnei Pannebecker, Cristiane Engelmann e Maria Cecília Loch, do Departamento de Turismo; Evandro Knob, representante da Emater; e Cláudio Falkoski, da Rota Colonial Baumschneis.