Morro Reuter tem primeira empresa a receber selo orgânico

12/02/2021
(Fotos: Divulgação / PMMR)

(Fotos: Divulgação / PMMR)

Morro Reuter passou a ter, recentemente, a sua primeira empresa rural a receber selo orgânico com cadastro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Verdurico. A propriedade fica na Estrada Geral do Batatenthal e surgiu em 2017, quando o agrônomo Frederico Vianna Kelber, 30 anos, começou a investir no local.

A principal característica da produção é a não utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente ou a saúde. Para ser considerado orgânico, o processo produtivo deve contemplar o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando relações sociais e culturais. A certificação comprova que essas etapas são cumpridas. De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a produção orgânica nacional vem crescendo mais de 20% ao ano. O Brasil está se consolidando como um grande produtor de alimentos orgânicos, com mais de 15 mil propriedades.

No início, a Verdurico produzia somente hortaliças, passou para plantas comestíveis, ervas medicinais e agora está focada em tomates. “Fomos nos moldando de acordo com o público. O selo é muito importante porque não atendemos somente o consumidor direto, precisamos colocar nosso produto no mercado, ir além”, projeta o agrônomo. “O maior benefício da certificação é na comercialização, pois abre possibilidade de vender para qualquer empresa, como supermercados, lojas, outros Estados e até mesmo para exportação, oferecendo a certeza de que aquele produto é orgânico”, destaca Frederico.

Hoje, a empresa produz duas toneladas de tomate mini italiano por safra e conta com colaboradores fixos que ajudam a fazer o negócio se desenvolver cada vez mais. “Para o ano que vem, vamos buscar chegar a cinco ou seis toneladas”, projeta Kelber.

 

INCENTIVO AOS PRODUTORES

Entre os incentivos que a prefeitura oferece a produtores do município estão: serviços de terraplanagem; serviços de máquinas com retroescavadeira, escavadeira hidráulica, patrola e limpeza de lavouras; melhorias de acessos e estradas para as propriedades e lavouras; transporte de insumos como brita e saibro para as estradas de acesso. A Secretaria Municipal de Agricultura conta com a parceria da Emater e do Sindicato dos Agricultores Familiares.


› Compartilhe

COLUNAS

Maid e Masculinidade

Maid e Masculinidade

Pitter Ellwanger   19/11/2021

Playlist #22

Playlist #22

Pitter Ellwanger   19/11/2021

Um mundo melhor está próximo!

Um mundo melhor está próximo!

Coluna da Fé   09/11/2021

FOTOS DO DIA

A cidade cresce e a paisagem muda (Foto: Octacílio Freitas Dias)

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2021, Todos os direitos reservados Agência Vela