Morro Reuter tem reunião com forças policiais sobre segurança nas escolas

12/04/2023
(Foto: Divulgação / PMMR)

(Foto: Divulgação / PMMR)

A Câmara de Vereadores de Morro Reuter também debateu o caso das crianças mortas em uma creche de Santa Catarina. Na sessão de segunda-feira (10), Wanderlei Behling (SD) e Daniel Theisen (PP) encaminharam pedido de providência, solicitando que o Poder Executivo providencie a contratação de segurança privada e instalação de câmeras de vigilância nas creches e escolas do município, bem como a instalação de um botão de pânico que acione diretamente a polícia militar em caso de emergência.

– Nossa preocupação é com a segurança das crianças, professores e funcionários das escolas municipais. Estamos falando em botão de pânico, em colocar guardas, enfim, em inúmeras situações que podem e devem ser feitas, mas também vejo que temos uma possibilidade de fazer um convênio com o Governo do Estado – que não é um valor tão absurdo – pensando em ter um militar no portão das escolas – afirmou Wanderlei.

Para o vereador Daniel, é preciso atuar na prevenção.

– Temos exemplos de cidades vizinhas que já estão muito bem preparadas nesta questão, e infelizmente tem estados e municípios colocando portas giratórias de banco nas escolas para os adolescentes não entrarem armados. A nossa proposição do botão de pânico não é algo custoso. Nossas escolas são pequenas, as estruturas não são tão grandes assim na comparação com outros municípios; nós temos condições de ao menos fazer esse link direto com as nossas forças, sejam elas Brigada Militar ou Corpo de Bombeiros – comentou.

Eliane de Oliveira Mello (PTB) disse que o Poder Executivo já está agindo.

– Queria tranquilizar um pouco a nossa comunidade, os pais, os professores, todos que trabalham na rede da educação, pois a nossa prefeita já está um passo à frente. Ela já teve hoje (segunda) reunião com as diretoras, com o sargento Farias da Brigada Militar e com representantes da Polícia Civil – disse ela.

O presidente Tiago Kolling Werner (PP) também falou sobre a reunião.

– Segundo o delegado da Polícia Civil (Felipe Borba), não há nenhum informe de qualquer outra ação em andamento. Nós, a meu ver, somos obrigados a passar a informação fiel, verdadeira. Se o delegado e o sargento dizem que, por enquanto, não há nenhum indício claro de que há um ataque em andamento ou qualquer informação neste sentido, cabe a nós também tranquilizar a população. Estamos de olho e fazendo as medidas possíveis e cabíveis no momento. O sargento Farias aproveitou para reiterar com as diretoras algumas situações de segurança. Todas as escolas do município são cercadas, mas a gente já viu que no exemplo de Blumenau não foi suficiente – declarou ele.

 

Sobre a reunião

A reunião na segunda-feira contou com a participação da prefeita Carla Chamorro, vice-prefeito Airton Bohn, presidente da Câmara, Tiago Kolling Werner, comandante da Brigada Militar de Morro Reuter, sargento Luís Eduardo Presidente Farias, delegado Felipe Borba, policial civil Dirceu Pies, equipes diretivas das três redes de ensino e equipe da Secretaria de Educação. Foram reforçadas as medidas já tomadas em prol da segurança escolar.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela