Morro Reuter aprova projeto para combater coleta clandestina de lixo

12/05/2021
Coleta seletiva foi implantada no final de 2018

Coleta seletiva foi implantada no final de 2018

Na sessão de segunda-feira (10), a Câmara de Vereadores de Morro Reuter aprovou por unanimidade o projeto de Lei 022/2021, que dispõe sobre a titularidade e a fiscalização da coleta de resíduos sólidos no município de Morro Reuter. O objetivo é combater a coleta clandestina de lixo, que prejudica o trabalho desenvolvido pela Cooperativa dos Catadores Unidos pelo Meio Ambiente de Morro Reuter – Coopera-Morro.

A vereadora Eliane Mello (PTB) elogiou o trabalho realizado pela cooperativa de reciclagem, que atualmente conta com sete colaboradores.

– O trabalho deles tem um custo alto, com a manutenção dos caminhões e demais custos que a cooperativa tem. Para a coleta no interior, são mais de 100 quilômetros percorridos. O trabalho é muito bem feito e exige muita mão de obra – afirmou.

Daniel Theisen (PP) reconheceu que é preciso combater a coleta clandestina.

– A gente entende a necessidade que a pandemia vem trazendo, mas o município não pode deixar isso acontecer de uma forma desenfreada, sem ter o viés da nossa cooperativa.

Para o vereador Tiago Kolling Werner (PP), é preciso reforçar a conscientização quanto à separação correta do lixo.

– O excelente serviço prestado pela cooperativa só é possível com a totalidade dos resíduos que Morro Reuter gera. Sem essa parte mais rentável, a cooperativa não será sustentável. Porém, ainda me causa espanto a quantidade de lixo descartado sem a devida separação; lixo seco com muitos restos de comida. Peço que o Executivo retome a visita das escolas à cooperativa. Quando as crianças começam a ver que o lixo em casa não está sendo separado, elas cobram seus pais – observou.

Léo Agostinho Weiler (PTB) reforçou a importância do projeto de Lei.

– Não é a pandemia que faz o pessoal vasculhar lixo, pois isso já existia antes. É um pessoal que trabalha ilegalmente, recolhendo por tudo, enquanto a nossa cooperativa tem que levar o papel higiênico, a erva-mate e a casca de laranja. Se a gente não cuidar da reciclagem, daqui a pouco vamos ter o nosso lixo na porta da nossa casa. Agora, com o projeto, qualquer um pode denunciar – acrescentou.

 

Demais projetos e moções

Além disso, os vereadores aprovaram mais dois projetos e duas moções. O projeto 024/2021 estabelece o Plano Municipal de Turismo, cujo objetivo é criar um instrumento de planejamento e gestão do turismo local, para tornar Morro Reuter um destino turístico cada vez mais qualificado, consolidado e respeitado. O 027/2021 autoriza o Poder Executivo a realizar intervenção em uma propriedade particular na Rua Bela Vista.

A moção de apelo 003/2021 é em apoio ao pedido da OAB-RS de reabertura dos Fóruns e retomada dos prazos dos processos físicos. A moção de pesar 005/2021 é destinada à família do ex-vereador Paulo Schneider, falecido no dia 6 de maio aos 68 anos.


Centro de Triagem fica no Morro do Pedro (Fotos: Divulgação / PMMR)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela