Associação conta com cerca de 30 voluntários (Foto Enio)
Criada por voluntários e abraçada pela comunidade e empresariado, a Associação dos Voluntários do Hospital São José se tornou referência nas ações sociais em prol da saúde pública no município. Iniciou fazendo reformas para a parte de hotelaria da casa de saúde e hoje comemora conquistas como a reforma de quatro quartos, da pediatria, da psiquiatria, do posto de atendimento, da recepção e da capela, além da aquisição de equipamentos como berço aquecido, incubadora, cardioversor, maca hidráulica, aparelho de ecografia portátil e respiradores. O grupo também já adquiriu diversos utensílios de cozinha e rouparia, inclusive para o bloco cirúrgico.
Com a ajuda da comunidade, a Associação dos Voluntários também assumiu um importante papel no enfrentamento à pandemia de Covid-19, colaborando com a aquisição de equipamentos de proteção individual, produtos de higiene e limpeza. Também doou alimentos para mais de 3 mil famílias de Dois Irmãos e região, totalizando uma distribuição de 480 toneladas, além de 10 mil máscaras, compradas e confeccionadas pelas voluntárias em casa.
Presidente e uma das fundadoras da entidade, Neusa Meurer Hansen conta que sempre ajudou em eventos do município e que foi a partir do desejo de fazer mais pelo próximo que liderou a fundação da Associação dos Voluntários. “Se a gente pode fazer mais, por que não fazer? Por que estacionar?”, diz ela, chamando as pessoas para o trabalho voluntário. “Deus me deu a missão de ajudar ao próximo. Sinto-me bem e com saúde. O trabalho voluntário é o que bombeia o meu sangue, é o que me move. Preciso disso para viver, me dá alegria”, diz Neusa. “Queremos fazer o certo e deixar um legado bonito, porque nossa cidade merece”, completa.
Em setembro de 2019, a entidade também conquistou um espaço próprio para eventos, um container, que está localizado na Av. São Miguel, em um terreno cedido pelo empresário Ricardo Wirth. Lá, elas promovem o seu Kerb de São Miguel e ações do Natal dos Anjos.
Atualmente, a associação conta cerca de 30 voluntários, entre homens e mulheres. Em eventos, muitas pessoas da comunidade também se juntam ao grupo e ajudam a trabalhar. “Só temos a agradecer as comunidades de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval, que sempre nos apoiam e nos recebem tão bem”, destaca Neusa.
“Queríamos que as pessoas tivessem um ambiente mais humanizado e lutamos por isso”
Segundo Neusa, uma das obras mais significativas até aqui, custeada pela associação, foi a reforma da cozinha e de dois espaços de convivência da ala psiquiátrica do Hospital São José, entregue em agosto de 2022.
O investimento foi de R$ 69.995,71. O valor foi aplicado em pintura, móveis sob medida, cadeiras, piso, eletrodomésticos, fogão, purificador de ar, micro-ondas, sanduicheira, espremedor de frutas, batedeira, chaleira elétrica, louças, luminárias, tecidos para revestimento de poltronas, ar condicionado, entre outros itens. “Queríamos que as pessoas tivessem um ambiente mais humanizado e lutamos por isso. Os pacientes que estão lá precisam se sentir bem, seguros e acolhidos; precisam ser bem tratados”, diz Neusa, contando que, após a reforma, o espaço tornou-se referência para cidades vizinhas. Segundo ela, mais reformas estão previstas para esta ala do hospital.
Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI)
No último dia 29 de julho, a Associação dos Voluntários anunciou a construção de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). O anúncio foi feito durante o 7º Chá Beneficente do grupo e contou com a presença de membros da Secretaria de Assistência Social do Rio Grande do Sul.
De acordo com Neusa, o projeto da instituição está pronto e visa atender, inicialmente, 120 idosos com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade social ou exclusão social. O projeto é uma parceria da entidade com os governos estadual e federal e deve atender moradores de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval. O usuário poderá optar entre residir ou apenas passar o dia no local.
Segundo Neusa, assim que definidos os últimos detalhes, o projeto será apresentado à comunidade. A instituição deve ser construída em uma área de 10 hectares, que já está pré-definida. Neste local, também ficará a sede da associação.
DIRETORIA
Presidente: Neusa Therezinha Meurer Hansen
Vice-Presidente: Maria Angélica Kuntzler Mallmann
Primeira-Secretária: Jurema Elonice Closs
Segundo-Secretário: Paulo Cezar Gehrke
Primeira-Tesoureira: Leonilce Binotto
Segunda-Tesoureira: Ieda Henrich Scholl
– Departamento de Eventos e Promoções: Lucia Cilene Vier Seger, Liane Backes Lauxen, Maria Lúcia Büttenbender Hennemann, Neusa Maria Führ Hansen, César Luiz Barbosa, Lucelene Somavilla, Celi Ferraz e Rosecler Koch Lessing
– Departamento de Patrimônio: Felipe Schaumloeffel e Airtes Maria Hahn Boll
– Presidente do Conselho Fiscal: Eliana Maria Wolf
– Conselheiros Fiscais Titulares: Celso Fernando Filippsen e Therezinha Petry,
– Conselheiros Fiscais Suplentes: Lúcia Deimling Schneider, Maria Sidônia Deimling Zimmer e Wilson Corrêa Vieira