Fonte: g1/ Blog do Mauro Ferreira
Sumido desde 13 de julho de 2020, Tiago Iorc está de volta, de cabelo raspado e – assim como no primeiro retorno, ocorrido em maio de 2019 – dá pistas claras sobre os motivos que o levaram a sumir novamente.
Desta vez, o recado é dado de forma direta nos longos versos confessionais que compõem a letra de Masculinidade, música inédita e autoral, apresentada pelo artista em single lançado sem aviso prévio nesta quinta-feira, 11 de novembro. Trata-se do primeiro lançamento fonográfico inédito do artista desde junho do ano passado.
Ao longo dos mais de seis minutos do single Masculinidade, Iorc se expõe na gravação desta música que abre a parceria do artista com a dupla Lux & Tróia, formada pelos produtores musicais Lux Ferreira e Tomás Tróia, reconhecidos pelo trabalho com a cantora Duda Beat.
Na letra de Masculinidade, Iorc reflete sobre o conceito de virilidade enquanto relaciona medos e fragilidades que o levaram a um desajuste emocional que incluiu vício em pornografia. No fim da letra autorreferente (escrita pelo próprio Iorc para a música que assina com Mateus Asato e com Lux & Tróia), o cantor alerta para os “absurdos normais” e “pressões radicais” que levam os homens a adotarem comportamentos abusivos.
“Ser homem exige muito mais do que coragem / Muito mais do que masculinidade / Ser homem exige escolha, meu irmão / E aí?”, questiona e provoca Iorc ao fim da letra que canta em tons suaves, quase falado, sobre a batida também macia criada pelos produtores Lux Ferreira (sintetizadores, piano, beatbox, programações) e Tomás Tróia (violões, beat e programações). O papo de Tiago Iorc em Masculinidade é reto e merece ser objeto de reflexão social em tempos de insanidade virtual.