Fonte: Autoesporte
A vida fácil da Fiat Toro está prestes a ter novos desafios. Além da futura VW Tarok, o segmento de picapes intermediárias (nem compactas, nem médias) terá outra integrante. A Chevrolet confirmou que começará a produzir um novo modelo com plataforma e motores da família Onix e Tracker no complexo industrial de São Caetano do Sul (SP) como parte do investimento de R$ 10 bilhões anunciado no começo do ano.
Autoesporte apurou que a nova picape vai substituir a veterana Montana. Porém, o presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, diz no comunicado que o novo modelo “chegará para complementar a linha de picapes”. Isso pode significar que a picape terá outro nome e ocupará uma posição intermediária entre a própria Montana e a média S10. Mesmo assim, a veterana picape compacta, que não recebe investimentos há tempos e já tem 11 anos de mercado, deve ser retirada de linha. O segmento, dominado pela novíssima Fiat Strada, ainda tem a datada VW Saveiro (que possivelmente dará lugar à Tarok).
A novata terá a base GEM, usada em Onix, Onix Plus e Tracker, que permite diversas aplicações em carroceiras diferentes por ser modular. É esperado também que adote os novos motores turbo usados no hatch, no sedã ou no SUV: 1.0 de 116 cv ou o 1.2 de até 132 cv. Ainda é cedo para falar em dimensões e design, mas a nova picape deverá ter entre-eixos maior que os 2,57 m do Tracker – se aproximando dos 2,99 m da Toro, além de ser mais “parruda”. A Chevrolet não revela a data de estreia, mas afirma que a preparação para a fábrica receber a produção “será executada em diversos estágios, que levarão meses cada um deles”. O veículo também será exportado para outros países.