(Fotos: Divulgação / Câmara)
Os vereadores de Dois Irmãos aprovaram na segunda-feira (10) quatro projetos de Lei do Poder Executivo, todos por unanimidade. São eles:
44/2024: Autoriza a contratação, por tempo determinado de até 12 meses, de um professor de Educação Infantil, regime 22h semanais, para a rede municipal.
45/2024: Cria um cargo de fonoaudiólogo, regime 20 horas semanais, atendendo a uma solicitação da Secretaria de Educação.
46/2024: Cria um cargo de auxiliar de administração, regime 34 horas semanais, atendendo a uma solicitação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.
47/2024: Autoriza a contratação, por tempo determinado de até 12 meses, de um engenheiro civil, regime 34h semanais, para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.
Primeiras farpas eleitorais
Com o anúncio das pré-candidaturas da coligação entre PDT e PT, na última semana, o clima eleitoral deu seus primeiros sinais na Câmara de Vereadores.
– O jogo está começando, e eu, particularmente, gosto de um jogo bem jogado, porque se é para concorrer só com o Jerri e alguém do MDB de vice, sem ter oposição, não tem graça nenhuma entrar em campo. Então, está começando a ficar bonita essa eleição, e espero que seja uma eleição dentro de propostas de governo, e não de um atacar o outro. Queremos trabalhar e vencer essa eleição com propostas, mostrando todo esse belo trabalho que o Jerri Meneghetti e o Juarez (Stein) fizeram, juntamente com o apoio de todos os nove vereadores – declarou Elony Nyland (MDB).
Ele mostrou confiança na reeleição do prefeito Jerri e cutucou a oposição:
– Temos enormes chances de vencer essa eleição – aliás, venceremos essa eleição, tenho certeza disso. Mas também não podemos subestimar os nossos adversários, que também têm bons candidatos. O Sérgio Fink é um excelente candidato a prefeito; dos outros que já se colocaram como pré-candidatos, eu penso que o Sérgio é o mais forte dos dois, mais forte que o Cleri (Camilotti), que não é conhecido por ninguém e não conhece ninguém nem de bairro nem de Centro, é um peixe fora d’água. O Miguel (Schwengber), que já foi prefeito, vai aceitar ser vice de uma pessoa que veio de fora.
Devanir Chagas (PT) não gostou do tom e rebateu:
– Não entendo esse desespero... Eu não desqualifico ninguém, ainda mais se não conheço a pessoa. Dizer que é ‘um peixe fora d’água’, que não tem conhecimento das causas da cidade é uma insanidade, uma falta de respeito com o ser humano. Detesto a pessoa que faz política apontando o dedo, dizendo ‘eu sou melhor’, ‘o fulano não conhece, não tem conhecimento para isso’. Não desprezo ninguém, a política é feita para todos terem voz e vez, e Dois Irmãos não é diferente de outros lugares – afirmou ele.
Estreia na Câmara
A sessão desta semana contou com a estreia de Marcos Idélcio Nogueira, que assumiu a cadeira de Paulino Renz. Terceiro suplente eleito pelo PDT em 2020, ele foi empossado exclusivamente para esta sessão. Segundo informações do Poder Legislativo, o titular Paulino hoje é filiado ao PL e o suplente Marcos atualmente está no Progressistas.
Marcos Idélcio Nogueira