APAE Dois Irmãos inicia aulas de dança alemã

14/03/2022
Usuários da APAE aprendem movimentos típicos da dança alemã

Usuários da APAE aprendem movimentos típicos da dança alemã

Incentivando as raízes germânicas da região ao mesmo tempo em que insere as pessoas com deficiência em uma atividade cultural, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Dois Irmãos iniciou aulas de dança alemã para seus usuários. O primeiro ensaio aconteceu no dia 15 de fevereiro para as faixas etárias de 10 a 17 anos, com 12 vagas disponíveis. O grupo possui verbas para vestimentas típicas e a pretensão de realizar apresentações em eventos como o Kerb de São Miguel.

A professora Rosângela Schaumloeffel dá aulas de dança alemã em Dois Irmãos e Morro Reuter. Ela conta que estão começando gradualmente, pois é uma atividade inusitada para eles. Apesar de terem tido poucas aulas, Rosângela acredita que os alunos estão desfrutando da atividade. “Eles prestam bastante atenção, são muito dedicados, carinhosos”, diz ela. “A cultura alemã é algo que a gente precisa segurar com força porque é uma tradição que está se perdendo. Nesses dois anos de pandemia não pude trabalhar, e agora é ótimo poder voltar; já chorei muito de emoção”, acrescenta a professora.

Para a diretora da APAE, Graziela Carla Trindade Mayer, a dança alemã trabalha com a motricidade, com o lúdico e, por ser em grupo, estimula a interação social. “Estamos em um município com a questão da cultura alemã. É importante valorizarmos esses aspectos culturais e trazer esse acesso para a pessoa com deficiência, para assim possibilitar sua inserção cada vez mais na comunidade, principalmente nos ambientes culturais”, comenta.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela