(Foto: Polícia Civil/ Divulgação)
Um homem que estava desaparecido desde 2010, em São Paulo, foi encontrado nesta quarta-feira (12), em Dois Irmãos. O paradeiro foi descoberto após Israel Gonçalves, de 47 anos, ir atrás de emprego em um posto de combustível localizado às margens da BR-116, no município, alegando experiência na área de mecânica.
No local, perceberam que ele precisava de ajuda e o levaram até a Delegacia de Polícia. “Perceberam o seu aspecto pessoal, confusão mental, sem memória, com fome e pedindo para que conseguissem um trabalho para ele”, comenta o delegado Felipe Borba. À polícia, Israel relatou que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo o delegado, o homem nitidamente apresenta dificuldades em relação a memória e limitações na fala.
Sem qualquer documento, a polícia confirmou a identidade através de dados repassados por ele. Na busca ao sistema, a polícia encontrou, inclusive, dois Cadastros de Pessoa Física (CPF) no nome de Israel. A partir da identificação, a delegacia verificou que existia um registro de desaparecimento em uma cidade do interior de São Paulo, de 2010. “Contatamos a delegacia daquele município e solicitamos apoio de um policial civil, que foi até a residência que constava no registro da irmã que teria feito a comunicação, e lá foi confirmado, então, que houve o desaparecimento, pelo irmão, que ele (Israel) nem se recordava o nome”, relata o delegado Borba. Israel foi reconhecido pelo irmão através de uma fotografia enviada pela equipe da delegacia.
Natural de Brotas, no interior de São Paulo, Israel residia em Boa Esperança do Sul. Segundo o delegado Borba, ele relatou que veio para o Rio Grande do Sul a pé, em busca de emprego. “Quando conversamos sobre o possível retorno dele, alegrou que jamais retornaria de mãos abandando, pois teria vindo para o sul justamente em busca de trabalho, uma vez que na sua região não havia muitas oportunidades”, completa.
Conforme o delegado Borba, Israel acreditava ter 54 anos, quando na verdade tem 47. “Ficou contente ao saber que é mais jovem do que imaginava”, comenta.
Município auxiliou com passagem de volta para SP
O caso foi acompanhado pela Assistência Social do município. De acordo com a chefe do departamento, Leila Giehl, após o registro da localização de Israel na delegacia, ele foi encaminhado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde recebeu atendimento de profissionais da rede.
No local, segundo Leila, Israel solicitou uma passagem de volta para o Estado de São Paulo. O pedido foi atendido e a passagem foi paga pelo poder público. Ela reforça que, nestes casos, é preciso acatar a vontade do usuário.