Calçadistas levam pautas importantes para encontro com governo federal

14/07/2021
Fonte: Abicalçados

Fonte: Abicalçados

Foi realizado no último sábado (10), em Porto Alegre, um encontro entre o governo federal e empresários dos mais diversos setores, entre eles o calçadista. Na ocasião, o presidente da Vulcabras e sócio da Grendene, Pedro Bartelle, levou ao conhecimento do presidente Jair Bolsonaro e demais executivos presentes temas sensíveis para o setor, especialmente no que diz respeito à possibilidade de acordo de livre comércio entre Mercosul e Vietnã/Indonésia.

Bartelle comentou que a indústria calçadista nacional se preocupa com a abertura comercial a países que praticam concorrência desleal e que não respeitam as normas e recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo Bartelle, atualmente empregando mais de 1 milhão de pessoas de forma direta e indireta, a cadeia produtiva do setor é a quinta maior empregadora da Indústria de Transformação brasileira e seria ameaçada em caso de redução da TEC – tarifa de importação aplicada pelos países do Mercosul – assim como um acordo de livre comércio com Vietnã e Indonésia, dois dos principais concorrentes dos calçadistas brasileiros.

– Esses produtos entrariam aqui sem tarifa e prejudicariam a indústria calçadista nacional, que tem mais de 85% das suas vendas realizadas no mercado doméstico – explicou, ressaltando que milhares de empregos estariam em risco.

Além disso, também destacou o fato da indústria calçadista brasileira ser altamente moderna e capaz de produzir qualquer tipo de calçado em solo nacional. Após o encontro, o setor calçadista foi convidado para continuar a discussão sobre o tema em Brasília.

– Foi um momento importante e positivo, já que conseguimos captar a atenção do governo para um tema relevante para o setor – conclui o presidente da Vulcabras.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela