Vereador Paulino volta a fazer fortes cobranças sobre problemas na saúde

14/12/2023
Paulino Renz (PDT)

Paulino Renz (PDT)

Paulino Renz (PDT) voltou a fazer fortes cobranças sobre a área da saúde na sessão de segunda-feira (11). O vereador inclusive encaminhou documentos solicitando informações sobre questões relacionadas à Emergência 24h:

Requerimento 101/2023: Que o Poder Executivo envie cópia do projeto da Nova Emergência/Bloco Cirúrgico, o memorial descritivo, bem como a planilha orçamentária e executiva, desde a liberação do recurso federal até a conclusão da obra.

Pedido de informação 15/2023: Foi feita a compra de um aparelho autoclave? Em caso positivo, por qual motivo o aparelho ainda não foi instalado no hospital?

Na tribuna, Paulino apresentou fotos internas do Hospital São José e discordou de elogios feitos ao trabalho do ex-secretário da Saúde, Nilton Tavares.

– A saúde em Dois Irmãos nunca esteve tão ruim. Ando por toda a cidade de Dois Irmãos, e as pessoas falam a mesma língua. Pessoas que falavam mal do vereador Paulino quatro, cinco meses atrás, hoje mandam áudio falando que o vereador tinha razão de cobrar. É vergonhoso o que estão fazendo com o nosso povo de Dois Irmãos e com o nosso dinheiro. Se não são as nossas voluntárias, não estavam hoje reformando o hospital. Saí chorando de lá, porque quem vê não acredita – lamentou.

Ele também criticou a obra do segundo piso da Emergência 24h:

– No hospital me falaram que aquela parte está funcionando para duas, três pessoas dormir. Imagina gastar quase R$ 2 milhões numa obra para duas, três pessoas dormir lá dentro? Inauguraram uma obra que era para ser bloco cirúrgico e está lá parada. Isso é dinheiro do povo! Não tem escada para subir... Cadê os bombeiros e os fiscais da prefeitura? Vou denunciar isso aí no Ministério Federal. O vereador fala e ninguém responde ao vereador, muito menos ao povo. O prefeito tinha que vir aqui se explicar.

Sergio Kroetz (PP) cobrou melhorias no atendimento da unidade.

– Só neste final de semana duas pessoas me procuraram sobre o descaso no atendimento. Temos que pressionar para mudar esse descaso – afirmou.

Ederson Bueno (MDB) comentou que esteve reunido com a direção do Hospital São José e reconheceu que alguns aspectos precisam ser melhorados.

– Nós falamos sobre algumas melhorias que o hospital precisa, também estive acompanhando as obras que estão sendo feitas no setor da maternidade. A gente sabe que existem algumas situações precárias, que precisam passar por obras. O vereador em parte está correto em fazer os apontamentos – declarou.

 

Elony rebate colega e elogia ex-secretário

Elony Nyland (MDB) defendeu o trabalho do ex-secretário:

– O Tavares administrou muito bem a saúde dos postos dos bairros, mas jamais foi administrador do Hospital São José, que é terceirizado. Pagamos mais de R$ 1,3 milhão por mês, então compete ao administrador fazer as correções dentro do hospital, com o acompanhamento, é lógico, do secretário da Saúde. Ele fez muitas melhorias no município. A saúde está boa em Dois Irmãos. Tem problemas? Sim, mas onde não tem problema? Nós investimos quase o dobro na saúde pública do que a lei federal exige. Também investimos mais em educação do que a legislação exige, e nunca é o suficiente. Dois Irmãos é uma cidade que investe bem o dinheiro público. Vamos agradecer mais e criticar menos.

Nilton Tavares (PP) respondeu ao colega Paulino:

– Aceito tua crítica, talvez tu não tenha o entendimento de como funciona a gestão por dentro, mas um secretário municipal, um secretário estadual, um ministro da Saúde, o que ele menos tem que ser é um profissional da área; ele tem que dominar os processos, como funcionam as coisas, as políticas... Medicina quem faz é médico, enfermagem quem faz é enfermeiro, e assim por diante – disse ele, referindo-se à crítica de que ele não era da área da saúde ao assumir a pasta.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

POR ONDE ANDA?

POR ONDE ANDA?

Alan Caldas   08/05/2024

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela