(Foto: Divulgação)
A nova unidade industrial da fabricante de tratores indiana Mahindra no Rio Grande do Sul, em Araricá, terá inicialmente 9,2 mil metros quadrados e estará às margens da RS-239, nos quilômetros 33 e 34 da rodovia, no bairro Campo da Brazina. O terreno foi comprado pela Mahindra e ali funcionará a produção de tratores.
Na próxima terça-feira, 20, haverá coletiva de imprensa no Palácio Piratini, em Porto Alegre, onde serão dados maiores detalhes do negócio. E, segundo informações do Palácio Piratini, estarão presentes na coletiva o vice-presidente da Mahindra Américas, Viren Popli, e o CEO da Mahindra Brasil, Jak Torretta Junior, bem como o governador Eduardo Leite.
No primeiro momento a Mahindra erguerá uma fábrica com 14 mil metros quadrados de área construída e, em seguida, aumentará para até 30 mil metros quadrados.
Quem comemorou foi o prefeito de Araricá, Flávio Foss.
Desde que a Mahindra começou a se movimentar em busca de uma nova área na região, ele passou a dar auxílio total à empresa e fez quase de tudo para que a Mahindra escolhesse Araricá para se instalar. Vários municípios estavam na disputa. Na corrida ele arrumou o terreno e apenas dois meses depois a empresa comprou o terreno, pagou o ITBI e solicitou o licenciamento ambiental na Fepam.
As notícias que chegam de todos os lados sobre essa negociação dão conta de que a Mahindra até agosto já estará funcionando em Araricá. A previsão é de que entre 400 e 500 funcionários trabalharão na nova fábrica. A chegada da Mahindra em Araricá fará aumentar a área industrial daquele município, com indústrias-espelho dela.
Informações da secretaria da Fazenda de Araricá dizem que a área industrial deles já é de mais de 40 hectares. E a arrecadação tributária deverá “dobrar ou até triplicar”, disse o prefeito Foss à rádio Gaúcha, hoje cedo.
A razão disso é o fato de que a Mahindra projeta investimentos de 400 milhões de reais até 2026 em Araricá. De pronto a empresa investirá 100 milhões de reais, com a geração de 500 novos empregos.
A Mahindra veio para Dois Irmãos durante a administração de Miguel Schwengber e Mauro Rosso (2009-2012). Aqui no município, a empresa produz 1.900 tratores por ano, mas em Araricá, de acordo com informações da própria Mahindra, essa produção saltará para 8 mil tratores por ano.