Fonte: Autoesporte
É quase unanimidade que está cada vez mais difícil comprar um veículo 0 km no Brasil. Quando o preço está muito salgado, o consumidor tende a procurar por modelos usados. Mas o que acontece quando esse mercado também está hiperinflacionado?
Em alta, o segmento dos comerciais leves seminovos e usados registrou crescimento de até 133,1% em comparação com o primeiro semestre do ano passado. O valor das picapes nesse período ficou até 66% mais alto. Os dados foram levantados com exclusividade pela OLX para a Autoesporte. A ótima fase dos comerciais leves se explica em números: a evolução acentuada nas vendas desses veículos na plataforma foi cerca 15% maior que a procura por automóveis entre janeiro e junho deste ano se comparado ao mesmo período de 2020.
Quem é o vilão da história?
Entre os responsáveis pela alta significativa tanto na procura quanto no preço das picapes usadas está a baixa oferta dos modelos 0 km. Vale lembrar que no primeiro semestre deste ano as fabricantes precisaram interromper a linha de produção por algumas vezes, ora por conta da pandemia, ora pela falta de componentes eletrônicos.
Além disso, matérias-primas como borracha, resina, plástico e metal ficaram até 109,8% mais caras em um ano, de acordo com a Anfavea, custo que é repassado aos consumidores. Como de costume, quando o preço de um 0 km sobe, o usado fica mais caro também. Veja a seguir as 10 picapes que registraram maior crescimento nas vendas pelo site de e-commerce.
1º Fiat Toro - 133,1%
2º Volkswagen Amarok - 88,8%
3º Toyota Hilux - 76,5%
4º Nissan Frontier - 67,4%
5º Ford Ranger - 61,3%
6º Mitsubishi L200 - 57,5%
7º Chevrolet S10 - 52,3%
8º Fiat Strada - 46,7%
9° Volkswagen Saveiro - 31,8%
10° Chevrolet Montana - 25,5%