Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural completa 25 anos

16/10/2020
Espaço Cultural Antiga Matriz é um dos símbolos de Dois Irmãos

Espaço Cultural Antiga Matriz é um dos símbolos de Dois Irmãos

A Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI) completa 25 anos no dia 17 de outubro de 2020. O grupo teve origem no encontro de três pessoas a partir de 1993: Angelo Reinheimer, então chefe do Departamento Municipal de Cultura; Tânia Luisa Becker, coordenadora do Museu Histórico Municipal; e Vera Maria Rausch, professora da Escola Estadual 10 de Setembro. O que os unia era a preocupação com a preservação e recuperação urgente do prédio da Antiga Igreja Matriz de São Miguel, que se encontrava em condições muito precárias. 
Aos poucos, foram se somando mais pessoas, formando o grupo de Amigos da Antiga Matriz, que se reuniam para conversar e pensar em como buscar recursos para realizar as obras de restauração da Antiga Igreja, com o intuito, também, de engajar-se às ações da prefeitura municipal, que em 1991 havia adquirido o prédio em permuta com a Mitra Diocesana. Após várias reuniões que aconteceram ao longo de 1994 e 1995, sempre no Museu Histórico Municipal, a Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois irmãos foi criada oficialmente no dia 17 de outubro de 1995, tendo como foco principal a preservação, restauração e revitalização da Antiga Igreja Matriz, além de promover a valorização, divulgação e a preservação de todos os bens e manifestações culturais de Dois Irmãos.
A partir de 1995, o grupo elaborou e encaminhou projetos aprovados por lei de incentivos fiscais com o objetivo de captar recursos através de patrocínios para realizar obras de restauração do prédio histórico. Participou ativamente de todas as etapas de preservação e restauração do antigo templo, acompanhando as obras de restauro e também na mediação de recursos entre prefeitura e as empresas executoras dos projetos.

Leia a matéria completa na edição impressa e na digital.


Grupo de associados e amigos da AAPHeCDI em 2019

(Fotos: Octacílio Freitas Dias)
 

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela