Crescimento de casos de estelionato representa grande desafio para forças policiais

17/04/2024
Forças policiais e Consepro participaram da sessão (Fotos: Divulgação / Câmara)

Forças policiais e Consepro participaram da sessão (Fotos: Divulgação / Câmara)

Representantes da Brigada Militar, Polícia Civil e Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Dois Irmãos estiveram na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (15), a convite do presidente Nilton Tavares (PP). Eles usaram a tribuna por ocasião da proximidade do Dia de Tiradentes (21 de abril), patrono das forças policiais.

– É necessário que esta Casa preste, no mínimo, este pleito de valorização e reconhecimento aos valorosos policiais que temos em Dois Irmãos – disse Tavares.

No comando da BM de Dois Irmãos desde 2018, o tenente Elton Dhein apresentou dados que mostram a diminuição de determinadas ocorrências nos últimos anos: foram 206 furtos em 2018 e 152 em 2023; 20 furtos de veículos em 2018 e 8 em 2023; 35 roubos em 2018 e 13 em 2023. 

– Vemos que os números daquilo que aconteceu diminuíram, mas não conseguimos quantificar o que nós efetivamente prevenimos. A prevenção, nesses números, funcionou. Em sentido contrário, pois não estamos aqui para vender falsas ilusões, a gente percebe que o estelionato tem aumentado. Assim como a sociedade muda, os criminosos mudam, as formas de agir mudam e nós temos que sempre estar correndo atrás, procurando alternativas, não digo para acabar com o crime, mas para minimizar. Sabemos que somos falíveis, mas também sabemos que fazemos o possível de forma diuturna para atender bem todas as pessoas que nos procuram – comentou.

Ele também destacou a importância do Programa de Combate e Resistência às Drogas – PROERD nas escolas do município.

– O PROERD em Dois Irmãos atende a toda comunidade escolar, algo que não é a realidade na grande maioria dos municípios – observou.

O delegado Felipe Borba explicou que o trabalho da Polícia Civil é ‘esclarecer e demonstrar, dentro das possibilidades, as provas sobre a materialidade e autoria dos delitos’.

– Nós conseguimos manter os índices em níveis aceitáveis, nada que fuja do normal. Pelo contrário, aqui em Dois Irmãos a realidade sobre a criminalidade local é muito privilegiada por diversos fatores, e espero sinceramente que o trabalho da Polícia Civil e da Brigada Militar esteja dentre esses fatores elegíveis – afirmou.

Assim como o tenente Elton, ele chamou para o crescimento dos crimes de estelionato – só em 2023 foram mais de 420 registros em Dois Irmãos.

– A realidade é que estes delitos têm uma investigação muito complexa, que exige muito tempo despendido e também recursos tecnológicos. As formas são inúmeras e estão sempre buscando novidades; realmente é o nosso grande desafio. Em relação à criminalidade tradicional, que é a que costuma chocar e abalar a sensação de segurança pública da comunidade, acredito que estamos muito bem. O grande problema é o enfrentamento dos estelionatos, pois os números só crescem. Somente em 2023, em prejuízos, ou seja, em ganhos para os criminosos, ultrapassaram os R$ 2,2 milhões. É um número que choca, porque se somarmos furtos e roubos de diversos anos, não se chega a algo assim. A realidade é que muitos criminosos não agem individualmente, eles integram alguma facção criminosa, e todo esse dinheiro vai servir para financiar as atividades ilícitas, tanto em relação à compra de drogas, que continua sendo muito lucrativa, quanto em relação à aquisição de armas de fogo para fazer frente às facções rivais e ampliar o domínio sobre certas áreas – declarou.

A partir deste levantamento, segundo o delegado, a chefia de polícia encaminhou a Dois Irmãos o reforço temporário de um agente, por 60 dias, para atuar somente em relação aos casos de estelionato.

– A gente entregou uma pilha considerável de ocorrências com a esperança de que ele consiga, pelo menos em relação a alguns casos, esclarecer a rede criminosa e viabilizar prisões, apreensões e bloqueios de bens, como a gente fez no ano passado em relação a uma investigação de golpes de nudes, que também seguem em alta, apesar dos alertas e das seguidas orientações até mesmo por meio da imprensa – completou.

 

Atuação do Consepro

O presidente do Consepro, Maurício Saul, falou um pouco sobre o trabalho e a estrutura da entidade, que hoje conta com 25 conselheiros e realiza reuniões mensais.

– O Consepro foi criado em 16 de setembro de 1980 pela necessidade de melhorar e apoiar a nossa segurança pública. Atualmente, destina-se a colaborar e apoiar na prestação de serviços da segurança, com o principal objetivo de auxiliar as entidades Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros com manutenção de viaturas, material de expediente, equipamentos e pequenos reparos nas instalações, sempre visando dar as melhores condições possíveis para que eles possam exercer suas atividades. Paralelo a isso, tem a aquisição e manutenção de equipamentos de videomonitoramento, e iniciamos em abril um levantamento da necessidade de substituição das câmeras mais antigas – disse ele, citando ainda a parceria com a Ivoti para o compartilhamento de imagens entre os sistemas dos municípios.

Maurício destacou ainda ações como a Escola de Trânsito, e lembrou que o Consepro recebe recursos mensais do Sindicato Patronal e da prefeitura, além de ter projetos contemplados com verbas do Poder Judiciário, do Fundo Social Sicredi e de emendas dos deputados Marcel van Hattem (Novo) e Issur Koch (PP).


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela