Fonte: ge / Foto: Divulgação
Cumprindo a tradição, a organização do torneio de Wimbledon divulgou nesta segunda-feira (17) a foto oficial dos campeões da edição de 2023 do torneio. O espanhol Carlos Alcaraz e a tcheca Marketa Vondrousova posaram, respectivamente, com o troféu e com a bandeja de campeões dos torneios masculino e feminino em trajes de gala no jantar comemorativo.
O espanhol impediu a oitava conquista do sérvio Novak Djokovic na grama londrina, que o faria empatar o recorde de conquistas no torneio com o suíço Roger Federer. Em um jogo épico, Alcaraz derrotou Djokovic, maior vencedor de Grand Slams no masculino (23) em uma batalha de cinco sets, e levantou a taça do Grand Slam inglês pela primeira vez na carreira.
Também campeã inédita, Vondrousova superou o favoritismo da tunisiana Ons Jabeur na final feminina, arrasando a rival por dois sets a zero, e conquistando, também pela primeira vez, o título de campeã de Wimbledon. A campeã chamou a atenção nas fotos por ter ido ao jantar de gala calçando tênis brancos, quebrando o protocolo da organização.
Novo fenômeno
Em suas redes sociais, Alcaraz comemoroucom humildade, citando sempre o fato de ser muito jovem para um feito do tamanho do Grand Slam de Wimbledon, o mais tradicional torneio de tênis do mundo.
– Um sonho de vida! É preciso acreditar sempre! Tenho apenas 20 anos, tudo está acontecendo muito rápido, mas tenho muito orgulho de como trabalhamos todos os dias. Obrigado a todos pelo apoio, do fundo do meu coração – vibrou.
A vitória contra Djoko traz consigo um gostinho de revanche após o duelo dos dois nas semifinais de Roland Garros. Na ocasião, o sérvio venceu por três sets a um o espanhol, que sentiu câimbras na panturrilha e não pôde desempenhar seu melhor papel na partida. Os dois já haviam se enfrentado uma outra vez, nas semifinais no torneio de Madri, onde Alcaraz superou o sérvio.
– Tenho que parabenizar o Novak, foi incrível jogar contra ele. Ele me inspira muito. Comecei a jogar tênis vendo ele. Desde que nasci ele já ganhava torneios. Ele disse que 36 é o novo 26 e fez isso acontecer. É incrível – disse Alcaraz.
Na carreira, Alcaraz tem 11 títulos, sendo um de Grand Slam: o US Open de 2022, quando venceu o norueguês Casper Ruud por três sets a um. Vale lembrar que Djokovic não participou do torneio que acontece em Nova York por questões restritivas referentes a vacina de Covid-19, que o sérvio se recusa a tomar.