Presidente Tavares (à direita) propôs o “Maio Furta-Cor” (Foto: Divulgação / Câmara)
Os vereadores de Dois Irmãos aprovaram mais três projetos de Lei na sessão da última segunda-feira (15), todos por unanimidade. O documento 28/2024, encaminhado pelo Poder Executivo, autoriza abertura de créditos especiais nos valores de R$ 1.565,24 e R$ 31.892,14, para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. O primeiro valor é para pagamento de cursos de capacitação para os servidores do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, e o segundo, para aquisição de veículo que será destinado a utilização dos servidores que atuam no cadastro único, principalmente para as visitas domiciliares.
Os demais projetos são do Poder Legislativo. O 14/2024, de autoria de Elony Nyland (MDB), altera a denominação da Rua 396, localizada no bairro Vila Rosa, para Rua Arno Lampert. Já o 15/2024, proposto pelo presidente Nilton Tavares (PP), institui o mês “Maio Furta-Cor”, dedicado às Ações de Conscientização, Incentivo ao Cuidado e Promoção da Saúde Mental de pessoas gestantes e puérperas.
– A proposição busca criar ferramentas para conscientizar e sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna, cujo mês escolhido, maio, é devido a celebração nacional do Dia das Mães e a cor, em virtude da sua tonalidade que altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar. Estima-se que uma em cada quatro mulheres sofre de depressão pós-parto no Brasil, segundo pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. O período perinatal pode agravar condições prévias de saúde mental, como ansiedade e transtorno bipolar. Chamar a atenção para o sofrimento mental de mulheres causado pelas demandas da maternidade, e que podem levar ao esgotamento e ao suicídio, é o intuito do “Maio Furta-Cor” – justifica o parlamentar. – Nossa população feminina precisa de um olhar mais atento – completa.
*
Ramon faz explanação sobre o sistema de saúde; Paulino contesta
Durante a sessão de segunda, o vereador Ramon Arnold (PP) fez uma apresentação sobre o funcionamento do sistema de saúde em Dois Irmãos, abordando questões como fluxo de consultas eletivas, detalhes do atendimento pactuado e funcionamento das Unidades Básicas de Saúde.
Ele destacou a importância dos moradores acessarem mais os postos dos bairros, quando não se tratam de casos de maior gravidade, para evitar a sobrecarga na Emergência 24h.
– É muito recorrente, neste meu mandato de vereador, pessoas se queixando do tempo de atendimento no posto de Urgência e Emergência. Mas nós temos nos postos dos bairros atendimento de livre demanda (40%), atendimentos de baixa complexidade em que não há necessidade de se deslocar até a Emergência. É importante a gente trabalhar para trazer isso para as comunidades – comentou.
Paulino Renz (PL) contestou o líder de governo:
– Tem gente que me liga, colega Ramon, quase todos os dias dizendo que não tem médico nos postos de saúde, e quando vão lá marcar uma consulta é dois, três meses (de espera); um mês no mínimo. É muito fácil mostrar no quadro, quadro aceita tudo. O povo não quer saber de quadro, o povo quer saber de médico, de atendimento sério. Como é que funciona? Tem que explicar para o povo como é que não funciona, porque o povo está cansado. Tem gente há 10, 12 anos esperando por cirurgia aqui em Dois Irmãos – afirmou.
O presidente Nilton Tavares (PP) parabenizou o colega de partido pela explanação:
– Fazer gestão é diferente do que simplesmente ver o problema. Se fosse fácil, já teria sido resolvido há muito tempo. Isso é qualquer município do país, seja no mais rico ou com maior desigualdade social. O nosso ainda está num patamar bem acima da média. Podemos e devemos melhorar, mas tudo de acordo com as possibilidades.