Fonte: Autoesporte
Meses depois de anunciar o lançamento do Accord híbrido no Brasil, a Honda abriu as vendas do sedã, já como modelo 2021. O primeiro dos 3 modelos eletrificados prometidos pela empresa até 2023 chega em versão única, por R$ 299.900. Na comparação com o Accord antigo, oferecido na versão Touring com motor 1.5 turbo, os preços ficaram R$ 42 mil mais altos. Em compensação, o Honda ainda custa consideravelmente menos que um BMW 330e, sedã alemão com tecnologia híbrida do tipo plug-in.
O Accord Híbrido traz o sistema chamado e:HEV, com três motores: um 2.0 16V aspirado de ciclo Atkinson de 145 cv e 17,8 kgfm e outros dois elétricos. Desses, um tem 184 cv e traciona o sedã, enquanto o outro atua como gerador. O Accord possui três modos de condução: EV Drive, com tração elétrica; Hybrid Drive, com o motor a combustão atuando como gerador para o motor elétrico, mas sem tracionar as rodas; Engine, quando o motor 2.0 a gasolina atua sozinho. Essa condição é utilizada apenas em altas velocidades.
A Honda não divulga a potência combinada. Aliás, em praticamente nenhuma ocasião os dois motores responsáveis pela tração são acionados de forma conjunta. Assim, o motorista só vai ter duas potências à disposição: os 184 cv do motor elétrico (nos modos EV e Hybrid) e 145 cv do conjunto a gasolina (somente em alta velocidade). No modo totalmente elétrico, o Accord pode rodar apenas alguns poucos quilômetros, afinal a capacidade da bateria é de apenas 1,3 kWh. Segundo o programa de etiquetagem (PBEV), o Accord Híbrido faz 17,6 km/l no ciclo urbano e de 17,1 km/l no rodoviário.
Além do conjunto híbrido, o Accord recebeu uma discreta reestilização, concentrada na dianteira. Ali, para-choque, grade e faróis de neblina são novos. Na cabine, a Honda promoveu alterações igualmente modestas. A central multimídia agora permite pareamento com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, o carregador por indução para o celular está mais potente e o quadro de instrumentos digital exibe nova grafia.