(Foto: Divulgação / PMMR)
O governo do Estado lançou o Programa TEAcolhe com o objetivo de atender pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse programa qualifica profissionais para diagnosticar e tratar quem tem essa condição. Para iniciar esse processo, Morro Reuter recebeu em maio a visita da equipe da regional Novo Hamburgo que oferecerá suporte ao município.
Nesta quinta-feira (18), houve capacitação para as secretarias da Saúde e da Educação, para oferecer às crianças com TEA e seus familiares um maior acolhimento. A secretária da Saúde, Ana Paula Viebrantz, está entusiasmada com o programa. “Um trabalho que vai agregar conhecimento aos colaboradores em uma área que vem crescendo dia a dia e necessita de um olhar atento e especial”, comentou.
O TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. O diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das crianças.