(Foto: Divulgação / Câmara)
As enchentes que atingiram Dois Irmãos e municípios da região repercutiram entre os vereadores na sessão desta segunda-feira (19). Paulino Renz (PDT) apresentou a indicação 13/2023, solicitando que o Poder Executivo utilize verba do recurso livre para ajudar as famílias atingidas na cidade.
Na tribuna, Elony Nyland (MDB) foi o primeiro a se manifestar.
– Tivemos uma semana trágica na região, com a maior chuva já registrada nas últimas seis décadas no município. Tivemos inundação de residências em diversos bairros e muitos automóveis também sofreram danos. A empresa Herval teve prejuízos incalculáveis momentaneamente, e isso também quer dizer que prejudica a economia do município e muitos funcionários, porque as máquinas, equipamentos e materiais foram todos perdidos no setor de injetados – comentou.
O vereador elogiou as forças de segurança, autoridades e voluntários.
– Quero parabenizar e agradecer ao prefeito Jerri (Meneghetti), secretários, funcionários de carreira, cargos de confiança, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros pela eficiência dos trabalhos realizados. Por fim, quero agradecer a todo povo dois-irmonense que se envolveu na missão de ajudar o próximo. Nossa gente é diferenciada, são pessoas que pensam no coletivo, que são solidárias com o próximo. Também agradeço, em nome dos atendidos, a todos que fizeram e continuam fazendo as doações – declarou Elony.
Por fim, citou a indicação do colega Paulino:
– Penso que nós temos que dar esse apoio, sim. Porém, vamos cobrar ou sugerir ao prefeito se é possível ele enviar um projeto de Lei para a Câmara aprovar e ver realmente de que forma esse auxílio seria feito. A gente sabe que num cargo público isso tem normas, para lá na frente não ser apontado pelo Tribunal de Contas do Estado.
Paulino conta que viu de perto o drama de muitas famílias.
– Eu estive junto acompanhando em vários bairros. Também ajudei a salvar uma família na Rua da Olaria. Saí de casa às 5h da manhã, apavorado com uma mulher que me ligou chorando. Ela estava com a criança em cima do guarda-roupa, e se não fossem logo lá iriam morrer afogados. Ainda bem que saí com tempo, fui nos bombeiros e eles conseguiram resgatar essa família. Quero dar os parabéns a todos que se engajaram para ajudar o próximo. Se todos fizerem um pouco, lá no final dá uma grande diferença. Também pedir a todos os empresários que botem a mão no coração nessa hora e ajudem esse pessoal. Que o nosso prefeito use verba do recurso livre, se for dentro da Lei – afirmou.
Força do voluntariado
Ederson Bueno (MDB) também enalteceu o trabalho voluntário.
– Tivemos muitas pessoas afetadas, muitas pessoas que acabaram perdendo tudo. Foi uma situação bem crítica e atípica. Estive visitando as localidades para ver de perto os estragos que a água causou. Fiquei muito impressionado com a força da água, confesso que jamais tinha visto algo parecido. Por isso, é importante que a gente tenha solidariedade neste momento, entregando o nosso melhor no dia a dia para amparar a nossa comunidade. Como o vereador Elony destacou, nosso voluntariado é muito forte, está muito presente na nossa comunidade – observou o parlamentar.
Darlei Kaufmann (PSB) parabenizou os envolvidos no socorro às vítimas.
– Com a graça de Deus, não perdemos vidas. Quero parabenizar nosso prefeito por seu empenho e liderança, e toda equipe de secretários, em especial ao secretário Léo (Büttenbender), que também se mostrou incansável. Parabenizar os voluntários da cidade, cidade que mais uma vez mostrou que tem um espírito voluntário e humanitário incrível. Precisamos ainda, como o prefeito falou, tentar compreender todo o contexto. Mas o que fica de tudo isso, como os colegas já falaram, é a força do nosso povo, a força do voluntariado, o movimento de solidariedade que se ergueu. Dois Irmãos se agigantou, e mostramos uma força incrível. Tenho certeza que o suporte emocional das famílias e amigos também foi imprescindível.
Sobre a falta de água no bairro Moinho Velho, Darlei disse que conversou com a gestora da Corsan de Dois Irmãos, Carina Rosani Dolfini Koch.
– A água arrastou todos os canos embora, e não foi só aqui. A notícia que a gerente da Corsan me passou antes da sessão é que até quarta-feira os canos devem estar prontos e muito provavelmente na quinta-feira, numa visão otimista, já vamos ter a água normal no Moinho Velho. O que precisamos fazer é conversar com o nosso prefeito, o secretário Léo e o pessoal do Desporto para liberar os ginásios, pelo menos ver se tem água para as pessoas poderem tomar seu banho. No mais, a gerente me passou que os caminhões-pipa estão à disposição da comunidade – informou.
Estragos assustadores
Sheila da Silva (PT) disse que os estragos foram assustadores.
– Foram mais de 200 milímetros de chuva em muito pouco tempo. Um sofrimento e um desespero para amigos, parentes e conhecidos; e um dano não só físico, mas também material e psicológico, que precisam ser recuperados. Aqui na cidade todos temos conhecidos, colegas inclusive, que tiveram suas casas tomadas pela água. É muito triste e desolador ouvir os relatos, olhar os estragos, ter que tirar lama que tomou conta dos pátios e das casas. Felizmente, diante desta catástrofe, temos que enaltecer a extraordinária solidariedade do nosso povo. Restaurantes, mercados e farmácias também se juntaram nesse mutirão de amor e ajuda ao próximo, com marmitas, medicamentos e alimentos.
Para Ramon Arnold (PP), o município viveu algo singular.
– Vemos em outras cidades, mas em Dois Irmãos não imaginávamos ter que passar por algo tão agudo. E realmente foi emocionante ver o jeito como a comunidade se juntou para ajudar. O pessoal voluntário e da garagem (da prefeitura) em nenhum momento teve medo do frio e da chuva. Vi depoimentos de pessoas do Grupo Herval que estavam com suas casas inundadas e foram até a empresa ajudar a limpar máquinas, a limpar o chão, a limpar o seu ambiente de trabalho porque sabem que é importante para todos. É emocionante saber que a nossa comunidade é ativa – disse o vereador, antes de completar: – Esperamos que seja um evento isolado, mas temos que fazer a nossa parte em ter planejamento para que a gente tenha esse contingenciamento hídrico para o futuro.
Apoio comunitário
A força da comunidade também foi enaltecida por outros vereadores.
– São em momentos como esse que a gente vê o quanto o ser humano pode fazer a diferença. Acredito que não há outro lugar que tenha o espírito solidário que a nossa cidade tem. Quero parabenizar todos os voluntários, secretários, prefeito, vereadores, bombeiros e toda a comunidade que abraçou essa causa – afirmou Sergio Kroetz (PP).
– Não tenho palavras para agradecer o quanto todos fizeram. Eu sabia que esse era um município acolhedor, mas não imaginava tanto. Foi fantástico o que fizeram – comentou Celina Christovão (MDB).
Paulo Cezar Gehrke (PP), que participou de reunião online com autoridades estaduais e federais, reforçou o pedido para que as pessoas atingidas pelo ciclone façam seu cadastro junto à Secretaria de Desenvolvimento Social.
– É preciso o cadastro para o governo poder rastrear e fazer uma tomada de decisão para criar o plano de ação. Foram grandes as perdas – declarou.