(Foto: Octacílio Freitas Dias)
No último dia 27 de dezembro, o gerador do Hospital São José apresentou uma pane e o município precisou alugar um equipamento reserva. O não funcionamento do gerador, segundo informações da prefeitura de Dois Irmãos, foi motivado pelo rompimento dos cabos subterrâneos que levam energia da subestação ao equipamento. Os profissionais acionados para verificar o problema detectaram que os cabos romperam devido ao calor excessivo e à sobrecarga no momento em que o gerador foi acionado.
Desde então, o equipamento alugado como reserva, para o caso de faltar luz e o gerador do hospital não acionar, está parado na rua lateral da casa de saúde, provocando certo transtorno no trânsito e na circulação de pedestres. Questionada a respeito da situação, a prefeitura informou que o equipamento deve ser retirado do local até o final desta semana. “O serviço está em fase final de instalação dos novos cabos subterrâneos pela equipe de profissionais da prefeitura”, informou a nota divulgada pela assessoria de imprensa.
O investimento feito pelo município é de R$ 30 mil e corresponde à locação do gerador, chamado da equipe técnica da empresa Stec Grupo Geradores (nos dias 27 e 28 de dezembro), novos cabos, aquisição de dutos, concretagem dos dutos e mini retroescavadeira para abertura das valas dos novos dutos.