Morro Reuter tem 2ª maior nota no Ideb de ensino fundamental anos iniciais

21/09/2022
(Foto: Divulgação / PMMR)

(Foto: Divulgação / PMMR)

O ensino fundamental anos iniciais da rede municipal Morro Reuter conquista o 2º lugar em todo o Rio Grande do Sul no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021. Com nota 7,8 na avaliação federal, aparece atrás apenas de Ipiranga do Sul e empatado com Picada Café.

A prefeita Carla Chamorro diz que o resultado é fruto de um conjunto de medidas tomadas ao longo de alguns anos, dentre elas o comprometimento, a seriedade e o profissionalismo da equipe da Secretaria de Educação, das equipes diretivas e pedagógicas e dos professores e demais profissionais da educação. “Nesse cenário, um cuidado meticuloso se dá ao planejamento dos professores, que desde a educação infantil prima pela aprendizagem dos alunos. O trabalho das equipes da rede municipal tem como objetivo principal acompanhar cada aluno, considerando suas especificidades, sua individualidade desde que entra na escola, com foco na sua aprendizagem”, diz.

Para tanto, os professores contam com o aporte da equipe pedagógica da secretaria e de sua escola, de modo a construir um planejamento que garanta o ensino e a aprendizagem, olhando para o sujeito como ser único, considerando, também, as necessidades dos alunos de inclusão.

 

Cada aluno é acompanhado de perto

A secretária de Educação, Juliana Zimmer, afirma que o trabalho de acompanhamento pedagógico do aluno faz a diferença no município. “A secretaria acompanha equipes diretivas e estudantes desde a educação infantil até os anos finais e, constatada alguma dificuldade de aprendizagem, são oferecidas formas desse aluno acessar o conhecimento de maneira individualizada. Também acredito que as atividades diversificadas de oficinas ajudem a desenvolver as potencialidades e habilidades do estudante”, diz Juliana.

 

Equipes incansáveis na pandemia

Os últimos anos, por conta da pandemia do coronavírus, exigiram muita habilidade e criatividade para que o conhecimento chegasse de forma efetiva ao estudante. “Os professores foram incansáveis para passarem o conhecimento da melhor forma, entregarem o conteúdo, acompanharem a assimilação da disciplina, oferecerem feedback. Também foi ampliada a carga horária em língua portuguesa e matemática em dois períodos para suprir a defasagem causada pela pandemia. Um conjunto integrado de ações da rede municipal de ensino fazem parte desse resultado”, diz a secretária.


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