DP de Dois Irmãos apresenta balanço anual com número recorde de prisões

21/12/2023
Números foram divulgados pela DP

Números foram divulgados pela DP

A Delegacia de Dois Irmãos compartilhou, na terça-feira (19), os números registrados em 2023, divulgando informações sobre registros de ocorrência, inquéritos policiais e prisões.

O delegado Felipe Borba também reforçou o papel da Polícia Civil. “Nosso trabalho é predominantemente voltado para investigação criminal, entrando em ação após a ocorrência de um crime, com o propósito de apurar a autoria e apresentar provas do que realmente aconteceu. Para isso, realizamos diligências, encaminhamos solicitações ao Poder Judiciário, requisitamos perícias, entre outras atividades”, comentou.

 

Mais de 3 mil ocorrências

Ao longo do ano, a delegacia registrou mais de 3.300 ocorrências, sendo que grande parte delas foi por perda de documentos, acidentes de trânsito sem lesões e questões cíveis.

A ameaça foi o incidente mais relatado, totalizando 201 registros. Em seguida, destacam-se delitos como estelionato (199), lesão corporal culposa na direção de veículo automotor (112), acidente de trânsito com danos materiais (71), perturbação (66), posse de entorpecentes (62) e lesão corporal (60).

De acordo com o delegado Borba, a delegacia alcançou todas as metas estabelecidas pela Polícia Civil, com destaque para os 800 procedimentos (inquéritos policiais, termos circunstanciados e procedimentos de adolescente infrator) finalizados e encaminhados ao Poder Judiciário em 2023. “Dentre esses 800 procedimentos, 85% foram enviados com a resolução do caso, com o indiciamento dos autores ou, em algumas hipóteses, com o esclarecimento de que o crime não ficou configurado”, destacou.

Além disso, 103 procedimentos envolveram a mediação de conflitos, uma técnica em que as partes buscam solucionar questões por meio de acordos.

 

Recorde de prisões

A delegacia de Dois Irmãos efetuou 47 prisões em 2023. Segundo o delegado Borba, são 11 a mais do que no ano anterior. “Esse feito foi alcançado por meio de investigações relacionadas a tráfico de drogas, crimes patrimoniais, violência doméstica contra a mulher, crimes sexuais e captura de foragidos”, comenta, expressando orgulho pelos resultados, destacando o esforço na conclusão de importantes inquéritos policiais e enfatizando a continuidade do foco em crimes contra o patrimônio, tráfico de drogas e violência contra as mulheres.

No contexto do atendimento especializado às mulheres, houve o encaminhamento de 95 pedidos de medidas protetivas ao Poder Judiciário, permanecendo a média de cerca de 100 casos por ano. Três prisões se deram em razão do descumprimento de medidas protetivas por parte dos agressores. “Pretendemos seguir sem feminicídios no município. Para isso, é imprescindível atuação célere e eficiente, neutralizando a capacidade de o acusado avançar no ciclo de violência”, disse Borba.

 

Ações nas escolas

Buscando conscientizar e se aproximar dos jovens, a delegacia participou de palestras que alcançaram mais de mil alunos das escolas locais. O delegado Borba ressaltou a importância de dialogar com os jovens, provocando reflexões sobre temas relevantes, como drogas, bullying e violência doméstica, e desmitificando concepções sobre a atividade policial.

 

Atenção aos golpes

Com a finalidade de alertar e de conscientizar as pessoas sobre os golpes em geral, em especial o público idoso, o delegado Borba promoveu palestras em diversas instituições e participou de programas de rádio que abordaram o assunto. “Com o auxílio do Consepro, também elaboramos e distribuímos 3 mil cartilhas com orientações sobre crimes de estelionato e de extorsão, que estão em voga nos últimos tempos”, comentou. “Em 2023 conseguimos aprofundar investigações em torno dos golpes e efetuamos a prisão de três pessoas diretamente envolvidas neste tipo de crime, além de conquistar o bloqueio de valores e sequestros de bens, garantindo a restituição, ainda que parcial, do prejuízo causado às vítimas”, enfatizou o delegado.

 

Operações

Em 2023, a equipe também desencadeou ações em vários bairros da cidade. “Executamos diversas operações policiais, principalmente visando o combate ao tráfico de drogas, como ocorreu em relação às Operações Köder, Erzengel, Fallen e a Einheit, sendo esta última de forma integrada com a Brigada Militar, ocasião em que prendemos sete pessoas que desempenhavam papel importante na distribuição de drogas no município”, referiu Borba.

 

Delegado agradece parceria com demais instituições, Consepro e comunidade

O delegado Borba agradeceu a parceria com instituições como Ministério Público, Poder Judiciário, Brigada Militar e órgãos da Prefeitura Municipal, além do apoio da comunidade com informações e denúncias. Ele destacou o papel crucial do Consepro, que não apenas garante a manutenção do serviço, mas também promove melhorias constantes para beneficiar policiais e cidadãos. “Neste terceiro ano à frente da Delegacia de Dois Irmãos, mais uma vez só tenho a agradecer, e o sentimento de satisfação profissional segue elevado”, concluiu.

 

(Fotos: Divulgação / Polícia Civil)


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela