Mês do Livro movimenta a Biblioteca Pública Municipal de Dois Irmãos

22/04/2025
Equipe da Biblioteca Pública / Personagem Tatá (Fotos: Divulgação)

Equipe da Biblioteca Pública / Personagem Tatá (Fotos: Divulgação)

Em celebração ao Mês do Livro, a Biblioteca Pública Municipal Professor Paulo Arandt está promovendo, ao longo de abril, uma programação gratuita e diversificada voltada à valorização da leitura e da literatura nacional. A iniciativa busca aproximar a comunidade do universo dos livros, com ações para todas as idades.

Entre as atividades que vêm movimentando o espaço, está o Pegue e Leve Misterioso, iniciado em 1º de abril e disponível até o dia 30 (ou enquanto durarem os exemplares). A ação convida os leitores a escolherem livros embrulhados em papel, sem saber o título ou autor até abrirem em casa – um convite ao encantamento e à descoberta literária.

Outro momento especial acontece nesta terça-feira, 23 de abril, com a Contação de Histórias com a Tatá – Thaís Backes, em quatro horários: 8h30, 9h30, 14h e 15h. Voltada ao público infantil, a atividade promete envolver os pequenos em narrativas lúdicas e criativas, despertando o gosto pela leitura desde cedo.

Na quinta-feira, 25 de abril, às 19h, será realizada a Oficina de Escrita com Juliana Kappel, aberta ao público a partir de 16 anos. Diferente do que foi informado anteriormente, não é necessário agendamento prévio. A proposta é proporcionar uma imersão prática no processo criativo da escrita, com reflexões, técnicas e estímulos para quem deseja desenvolver ou aprimorar seus textos.

E no dia 28 de abril, às 19h, acontece o Encontro Aberto do Clube do Livro, com discussão sobre ‘O homem que matou Getúlio Vargas’, de Jô Soares. A atividade é ideal para leitores que queiram compartilhar impressões, levantar reflexões e dialogar sobre literatura em um ambiente descontraído.

 

Multa Zero

Vale lembrar que todos os eventos são gratuitos, assim como o cadastro para empréstimo de livros na biblioteca. A única cobrança ocorre em caso de atraso na devolução ou renovação das obras retiradas no mês anterior. No entanto, durante todo o mês de abril, em comemoração ao Mês do Livro, a taxa de atraso está isenta, incentivando a devolução de obras pendentes sem qualquer custo.

A Biblioteca Pública é uma referência cultural em Dois Irmãos desde sua fundação, em 1972. Com cerca de 41,5 mil volumes no acervo e mais de 10 mil usuários cadastrados, o espaço atende diariamente a comunidade com empréstimos, atividades educativas e culturais.

Localizada na Avenida 25 de Julho, nº 636, no Centro, a biblioteca conta ainda com um espaço infantil equipado com recursos audiovisuais e promove, durante todo o ano, oficinas, rodas de leitura e contações de histórias.

 

Equipe responsável pela programação do Mês do Livro:

Andrea Calini, bibliotecária

Solange Meyer e Amanda dos Santos, auxiliares de biblioteca

Alessandro Zambelli e Bruna Rubenich, auxiliares administrativos

Gisele Dias, auxiliar de serviços gerais

 

Horários de funcionamento em abril:

Segundas-feiras: das 14h às 18h30

Terça a sexta-feira: das 8h às 18h30 (sem fechar ao meio-dia)

Mais informações ou dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone ou WhatsApp (51) 3564-8835 ou acesse o Instagram @biblio_di_rs.

 

 

***

 

Contação de histórias é nesta quarta

A Biblioteca Pública Municipal Professor Paulo Arandt recebe na quarta-feira (23) a atriz Thaís Backes Klein, 32 anos, com a personagem Tatá, da obra “Que cara é essa, Tatá?”, criada pela escritora mineira Kênia Colares. O livro narra a relação entre mãe e filha, em que brincadeiras exageradas deixam Tatá com o rosto “torto”, resolvido com afeto, num desfecho que celebra o amor familiar. Com sessões às 8h30, 9h30, 14h e 15h, a atividade integra o Mês do Livro, mas já existia antes do projeto.

Natural de Dois Irmãos, Thaís iniciou no teatro aos 8 anos, e hoje soma 15 anos lecionando artes cênicas. “É uma forma de valorizar o leitor, o artista e o escritor”, comenta. Thaís, formada em Teatro e Gestão Cultural pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), transforma a narrativa em experiência interativa: crianças participam com vozes e gestos durante a contação, integrando o público. “É uma forma de valorizar não só a literatura, mas o artista, o leitor e o escritor”, conclui ela.


› Compartilhe

COLUNAS

Páscoa: tempo de acreditar novamente

Páscoa: tempo de acreditar novamente

Coluna da Fé   17/04/2025

Uma Medalha muito merecida!

Uma Medalha muito merecida!

Alan Caldas   17/04/2025

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2025, Todos os direitos reservados Agência Vela