
(Fotos: Divulgação)
O projeto cultural Cemitérios Patrimoniais: preservando memórias e materialidades está com inscrições abertas para sua primeira atividade voltada ao público em geral: a Oficina de Fotografia de Arte Cemiterial. Serão quatro horas em uma aula prática que envolve desde conceitos básicos de fotografia digital e mobile, passando por observação da luz até a sensibilização para um olhar mais atento ao objeto de estudo, no caso, o Cemitério Evangélico do Travessão, na cidade de Dois Irmãos.
O local oferece riqueza de detalhes esculpidos em suas lápides, com uma vasta gama de símbolos religiosos e elementos da arquitetura neogótica, entre outros estilos. Idealizadora do projeto Cemitérios Patrimoniais, a Mestre em Arquitetura Ingrid Arandt cita a escritora Susan Sontag (1933-2004), referência em fotografia, cultura e mídia, para destacar a importância da Oficina. “Ao nos ensinar um novo código visual, as fotos modificam e ampliam as nossas ideias sobre o que vale a pena olhar e sobre o que temos o direito de observar. A frase do livro ‘Sobre Fotografia’, de 1977, destaca muito bem o que queremos transmitir com a atividade”, ressalta Ingrid.
Entre os tópicos a serem desenvolvidos para gerar um olhar especial ao tema, estão a arte presente nos cemitérios, aspectos históricos, simbólicos e visuais da arte cemiterial e princípios básicos para criar uma narrativa fotográfica pessoal a partir da experiência. A oficina ministrada pela fotógrafa Cristânia Kramatschek é gratuita e aberta a qualquer interessado, e ocorrerá neste sábado (26), das 8h30 às 12h30, no Cemitério Evangélico do Travessão.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até quinta-feira (24), pelo OFICINA DE FOTOGRAFIA DE ARTE CEMITERIAL (https://www.even3.com.br/oficina-de-fotografia-de-arte-cemiterial-558537/). Em caso de chuva, a atividade será transferida para o sábado seguinte (03/5).
SAIBA MAIS
O Projeto Cemitérios Patrimoniais: Preservando Memórias e Materialidades – Etapa I tem financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul – SEDAC/RS (Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS), através dos recursos descentralizados da Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, Lei Paulo Gustavo (LPG). A equipe principal conta, além de Ingrid e Cristânia, com o Doutor em História Cristiano Enrique de Brum, com o Mestre em Arquitetura Jorge Luís Stocker Jr., o cineasta Alexandre Derlam e a publicitária Gabriela Michels.