Iniciativa SEMANA LIXO ZERO é apresentada na Câmara de Vereadores

22/05/2024
(Foto: Divulgação / Câmara)

(Foto: Divulgação / Câmara)

A tribuna popular da Câmara de Vereadores de Dois Irmãos recebeu na última segunda-feira (20) o professor aposentado Irineu Lasch. A convite da vereadora Sheila da Silva (PT), ele apresentou o Movimento Lixo Zero e falou sobre o desenvolvimento de ações com o apoio do Poder Público.

– Sou professor aposentado, consultor e embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil. Eu e minha esposa, Vivian, que também é professora aposentada, somos moradores de Dois Irmãos desde maio do ano passado – a gente veio de Nova Petrópolis. Além de sermos professores, nos dedicamos a participar de causas sociais, educacionais e ambientais. Em Nova Petrópolis, uma das iniciativas foi apresentar ao presidente da Câmara de Vereadores a proposta da ‘Cidade Educadora’ – comentou.

No município da Serra, o trabalho iniciou em 2018, com a implantação do projeto chamado “Lixo: desde sua separação até seu destino final”, no bairro Germânia. A iniciativa contou com oficinas, palestras, cartilha de compostagem e sacola retornável.

– A pergunta principal não é para onde destinar nossos resíduos, mas de onde vêm, qual é o processo, qual é o caminho ao ser usado. Está relacionado à questão da sustentabilidade, portanto é uma questão de mudança de estilo de vida, uma mudança que não cai do céu: tem que ser através de uma constante atitude de incentivo. A meta do ‘Lixo Zero’ é reduzir ao máximo o seu consumo e aproveitar ao máximo o seu uso. A meta é destinar em torno de 90% ao reaproveitamento; apenas o rejeito iria para o descarte final. ‘Lixo Zero’ não se preocupa apenas com a questão do lixo em si, mas tem como meta um mundo mais saudável, que se preocupa com o meio ambiente como um todo. É uma questão de educação – explicou Irineu.

Em 2022, Nova Petrópolis lançou a Semana Lixo Zero, celebrada no final de outubro com uma série de ações envolvendo toda a comunidade, como o Dia D sem sacolas plásticas. No ano passado, um grupo do município chegou a visitar a Usina de Reciclagem de Dois Irmãos, que é referência no Estado.

– Uma das condições para participar da Semana Lixo Zero é através da criação de uma Lei municipal. É um momento muito rico para trocar ideias sobre o assunto, debater a questão do lixo, aprender com outras pessoas sobre esse tema e melhorar nossas atitudes em relação ao uso dos nossos resíduos. Nova Petrópolis, a partir da Semana Lixo Zero, está pensando seriamente, através da Câmara de Vereadores, em uma Lei municipal que substitua as sacolas plásticas por sacolas retornáveis. Se não for isso, seria no mínimo uma indicação para que todo último sábado do mês fosse aproveitado pelos consumidores e supermercados sem sacolas plásticas. A Semana Lixo Zero seria um grande avanço para que Dois Irmãos melhorasse ainda mais o seu trabalho em relação aos seus resíduos – concluiu ele.

 

*

 

Sheila apresenta projeto que cria a Semana Municipal do Lixo Zero

 

Com base na ideia apresentada pelo professor Irineu Lasch, a vereadora Sheila da Silva (PT) apresentou o projeto de Lei Legislativo 17/2024, que institui a Semana Municipal do Lixo Zero em Dois Irmãos, a ser realizada sempre na última semana do mês de outubro.

– Quero lembrar que o município de Dois Irmãos vai completar em outubro 30 anos da implantação do sistema de coleta seletiva. Imagina o presente que a gente não estará dando com a aprovação da Semana Lixo Zero, que é pensada para acontecer em outubro. Nossa cidade é referência na separação e na coleta seletiva, e essa é uma riqueza que nós temos que preservar, olhar para ver como estão nossos números e evoluir, dando passos cada vez mais à frente nessa questão – disse ela.

Sheila também apresentou números da realidade dois-irmonense:

– Hoje nós reciclamos, segundo informações do Departamento de Meio Ambiente, apenas 20% do total de resíduos produzidos em Dois Irmãos, de um total de mais ou menos 8 mil toneladas anuais – isso inclui orgânico, inorgânico e rejeito. Descartamos em aterros sanitários em torno de 80% do resíduo produzido aqui. Faz sentido a gente levar tanto lixo, inclusive orgânico, para aterro sanitário? É perfeitamente possível melhorar esses números. Em dezembro de 2022, o custo total para levar embora o lixo, por tonelada, foi de 127 reais, totalizando uma despesa de R$ 974 mil no ano de 2022. É muito dinheiro! Nesses dados não estão computados os custos da estrutura que precisa ser utilizada para recolher o lixo: envolve funcionário, caminhão, combustível, tudo isso.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela