Pró-cultura RS irá financiar projeto do Memorial Antiga Matriz de São Miguel

22/06/2020
(Foto: Octacílio Freitas Dias)

(Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Espaço Cultural Antiga Matriz terá mais uma importante função para Dois Irmãos e região. Acaba de ser aprovado o projeto de criação do Memorial Antiga Matriz de São Miguel, com R$ 100 mil para pesquisa, implantação de estrutura física e virtual e treinamento de multiplicadores. “Com o projeto, o local passará a reunir todo o acervo de 150 anos de história desse importante patrimônio. Teremos, além dos ambientes artísticos, um centro de preservação e difusão da memória da colonização no Rio Grande do Sul, em especial da imigração alemã”, comemora César Müller, atual vice-presidente da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI), entidade que apresentou o projeto.
Financiado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, dentro do Edital de Concurso “FAC Movimento”, o Memorial será desenvolvido em três etapas distintas: pesquisa e constituição de acervo, implantação (ocupação física e virtual), e apresentação à comunidade. Serão nove meses de execução, começando com a pesquisa e organização de materiais como mapas, plantas arquitetônicas, croquis, gravuras, fotografias, livros, iconografias, imagens sacras, mobiliário e artefatos sacros relacionados à igreja. Depoimentos sobre fatos ocorridos no local, memórias da época de sua construção, a utilização como templo religioso, a mobilização pela sua preservação, o tombamento como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, sua restauração e adequação como espaço cultural são alguns dos itens a serem pesquisados e catalogados. “Aqui já se pode ver a abrangência do projeto, porque a história da Antiga Matriz está inserida na história de Dois Irmãos e, fundamentalmente, na história da imigração alemã no estado”, reforça Ingrid Arandt, presidente da AAPHeCDI.
O projeto também contempla a criação de um espaço permanente de exposição museográfica do acervo na Antiga Matriz, além do Memorial Virtual, com acesso ao acervo digitalizado e à linha do tempo, entre outros itens. Ainda dentro do edital, estão as ações de capacitação de guias multiplicadores de informações sobre o Memorial, além de apresentações do projeto, após sua execução, para a comunidade. Toda a estrutura física do Memorial ficará no Espaço Cultural Antiga Matriz (Av. São Miguel, 434 – Centro de Dois Irmãos).


PRESENTE DE 25 ANOS 
A aprovação do projeto no Pró-cultura RS FAC coincide com os 25 anos da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos, responsável por todos os trabalhos de restauração e revitalização da Antiga Matriz. “Nossa entidade surgiu do grupo de Amigos da Antiga Matriz com o objetivo de preservar a edificação. Sempre tivemos o apoio da comunidade e conseguimos, nesses 25 anos, restaurar este que é o maior patrimônio histórico e cultural da cidade”, relata Vera Maria Rausch, coordenadora do Espaço Cultural Antiga Matriz há 10 anos, ex-presidente e integrante da AAPHeCDI. “Conquistar esse edital justamente agora é o melhor presente que poderíamos receber para marcar o esforço de muita gente que se mobilizou e lutou para que pudéssemos, por exemplo, comemorar os 150 anos da igreja, em 2019.”


HISTÓRICO 
Inaugurada em 1880, a Antiga Matriz foi o centro de todos os acontecimentos religiosos e festivos da comunidade católica de Dois Irmãos até 1975, quando foi desativada como templo religioso e substituída por uma nova construção. Iniciava-se ali a mobilização para impedir sua destruição. Em 1982, um abaixo-assinado com quase mil assinaturas solicitava o tombamento como Patrimônio Cultural do Estado, o que ocorreu em agosto de 1984. A incorporação do prédio ao município de Dois Irmãos se consolidou em 1991, através de uma permuta da prefeitura com a Mitra Diocesana.
A partir de 1995, a AAPHeCDI passa a elaborar e encaminhar projetos para leis de incentivos fiscais (LIC e Lei Rouanet), com vários deles aprovados. A Associação participou ativamente de todas as etapas de preservação e restauração da Antiga Matriz de São Miguel. Os recursos financeiros vieram do Grupo Herval, através da LIC, do Consulado Geral da Alemanha e da Prefeitura Dois Irmãos. Foram 11 anos de trabalho para conclusão, de 1996 a 2007. Em meio às obras, a Lei Municipal 1939/2002 também reconheceu a Antiga Matriz como patrimônio histórico e cultural de Dois Irmãos.
A partir de 2010, através de convênio firmado com a Prefeitura, a Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos passou a administrar o Espaço Cultural, promovendo e coordenando os eventos no local. Hoje o Espaço Cultural Antiga Matriz é referência na região, com estrutura técnica para os mais diversos eventos culturais.


 (Acervo Museu Municipal)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela