“Temos um número histórico de obras em andamento, concluídas e por iniciar”

22/12/2023
Prefeito Jerri Meneghetti (Foto: Divulgação / Natal dos Anjos)

Prefeito Jerri Meneghetti (Foto: Divulgação / Natal dos Anjos)

Com 2023 chegando ao fim, o prefeito Jerri Meneghetti faz um balanço do ano que passou e projeta 2024.

– Esperamos que seja um ano próspero, sem maiores interferências de fatores externos como crises econômicas, pandemia, estiagem, ciclones, excesso de chuvas, epidemias de dengue ou outros fatores. Estes três últimos anos foram bastante desafiadores devido a estes fatores, mas enquanto comunidade unida temos força e determinação para superar desafios – diz o chefe do Poder Executivo de Dois Irmãos.

Confira a seguir a entrevista completa:

 

Qual é sua avaliação sobre o ano de 2023?

Jerri – Iniciamos o ano com muitas incertezas no cenário econômico nacional, sendo que algumas situações que preocupavam mais acabaram de fato ocorrendo, trazendo reflexos na receita dos municípios. Em junho, infelizmente tivemos o episódio do ciclone que trouxe consequências inesperadas e muitos transtornos para a população e para o serviço público. A partir disso, uma série inédita de dias chuvosos têm causado atrasos em obras e serviços. Apesar disso, consideramos que tenha sido um ano com muitas realizações e, principalmente, de muita superação. Temos um número histórico de obras em andamento, concluídas e por iniciar. Com o apoio e a união da comunidade à administração pública, foi possível enfrentar muitos desafios. Sem esse apoio ou sem uma equipe experiente e preparada na prefeitura, certamente Dois Irmãos teria muitas dificuldades.

 

O que esperar de 2024, último ano do mandato?

Jerri – Esperamos que seja um ano próspero, sem maiores interferências de fatores externos como crises econômicas, pandemia, estiagem, ciclones, excesso de chuvas, epidemias de dengue ou outros fatores. Estes três últimos anos foram bastante desafiadores devido a estes fatores, mas enquanto comunidade unida temos força e determinação para superar desafios. Em 2024 teremos ainda muitas entregas e continuaremos a ter o destaque e o ritmo de desenvolvimento que tem sido uma marca de Dois Irmãos nos últimos anos.

 

A nova escola do bairro União e a nova ponte ligando o Centro ao São João e Vila Rosa já foram anunciadas mas ainda não saíram do papel. O que falta para acontecerem?

Jerri – A nova escola foi licitada em fevereiro e, devido a um erro na planilha de orçamento por parte da empresa ganhadora da licitação, tivemos que anular todo o processo e iniciar novamente. Outra licitação já foi feita e a obra iniciou. Até o momento foram feitas as sondagens no solo, ligações de água e energia e início da montagem do canteiro. Já a ponte, estamos na segunda licitação, pois a primeira tentativa foi infrutífera. A previsão de abertura das propostas é metade de janeiro. Nossa expectativa é de que tenhamos uma empresa vencedora para iniciar esta obra antes de fevereiro.

 

Vereadores comentam que há problemas na estrutura do segundo piso da Emergência. Paulino Renz chegou a dizer que o espaço ‘está funcionando apenas para duas, três pessoas dormirem’. Qual a real situação do local e o que o município pretende fazer?

Jerri – O segundo piso é um espaço que foi construído com recursos para a pandemia. Fizemos uma grande estrutura para atendimento Covid naquele local que funcionou muito bem. Ele foi projetado para atender a demanda Covid e também servir como novo bloco cirúrgico. Para atender como bloco cirúrgico é necessário mais uma etapa da obra, a qual está no planejamento do município desde o ano passado. Com a troca de gestão no hospital, entendemos ser melhor aguardar para que a nova gestão se adaptasse ao nosso hospital e colaborasse para que a ocupação do espaço fosse melhor conduzida. E isto está ocorrendo, já temos diversas definições e a licitação para a segunda etapa da ampliação deve ocorrer no início do ano que vem. Fazer sensacionalismo e explorar algo de forma equivocada para confundir a comunidade infelizmente faz parte da atitude de alguns grupos políticos já bastante conhecidos na cidade.

 

Na Câmara, a oposição também questiona o investimento feito na propriedade da antiga cachaçaria Dom Braga, que está parada. Qual o objetivo da administração?

Jerri – O município não dispunha de áreas adequadas para um empreendimento maior. Aquela área foi uma oportunidade que surgiu por um valor abaixo do valor de mercado. Um Centro de Eventos e Empreendedorismo, como pretendemos fazer, exige alto investimento. Portanto, é necessário estabelecer prioridades. Nossa prioridade é educação, saúde, mobilidade, desenvolvimento econômico e infraestrutura. O Centro de Eventos será feito por etapas. Primeira etapa foi a aquisição da área. Segunda etapa foi a regularização da área. Terceira, foi o estudo de concepção de quais serviços e empreendimentos devem conter neste espaço. Estamos agora na quarta etapa, que é licitar uma empresa para elaborar o projeto arquitetônico e orçamento. Após, com a definição de valores para a obra, vamos em busca de recursos e investidores. E, por último, a construção. É um caminho longo mas estamos em bom andamento. Ano que vem, a parte do empreendedorismo será implementada, pois vamos colocar nosso Centro de Inovação e Tecnologia com incubadora naquele local.

 

Outra cobrança recorrente é sobre habitação popular. Qual é o projeto para a área?

Jerri – Temos um projeto finalizado para a área do município no Bela Vista. Agora, falta o processo de seleção das famílias. Estivemos três anos aguardando uma definição do governo federal para esta área. Este ano o governo lançou o programa e nós fizemos as adaptações necessárias ao projeto.

 

Quais são as principais conquistas dos seus três anos de mandato até aqui?

Jerri – Os investimentos na área da educação, com reformas em praticamente todos os espaços escolares. A implementação dos contraturnos escolares. A criação de uma nova unidade em parceria com a FADI, para atender mais crianças e bebês. Os demais investimentos, como a maior compra de livros da história e a maior compra de brinquedos pedagógicos da história. A introdução do empreendedorismo e da computação nas escolas será uma revolução para nossas crianças. O sistema de avaliação interna que implementamos este ano também trará um avanço no desempenho dos nossos alunos, fechando as principais conquistas na educação. O novo modelo de gestão do Hospital São José e a reorganização do sistema de atendimento nas UBSs já têm demonstrado resultados muito positivos na área de saúde. Todos os investimentos em infraestrutura e mobilidade que foram realizados até agora são motivo de comemoração. São dezenas de ruas com pavimentação ou nova pavimentação, quilômetros de tubulação e drenagem enterrados, nova ponte na 48, recuperação de outras duas pontes danificadas pelo ciclone e, por fim, o fomento econômico que o município pôde participar através da lei de incentivos e a equipe dedicada para isso, com ampliação de empresas locais, vinda de novas empresas e geração de muitos empregos e receita para o município. Estas são, em nossa opinião, as maiores conquistas. A nova escola e a nova ponte completarão esta lista em breve.

 

Ser prefeito é muito diferente de ser vice? O que mudou com o novo cargo?

Jerri – Sempre que fui vice assumi secretarias. No primeiro mandato, a Saúde, e no segundo, a Administração. É diferente, mas as rotinas são parecidas, sendo a responsabilidade maior.

 

Alguns integrantes do PSB trocaram de partido recentemente e o vereador Darlei Kaufmann se absteve na votação da presidência da Câmara. O PSB segue na coligação?

Jerri – Segue sim. Temos uma ótima parceria. Sempre mantivemos a independência dos poderes e não nos envolvemos nos assuntos do Legislativo. Respeitamos, não interferimos e, felizmente, os vereadores da base têm nos ajudado na gestão, trazendo demandas, sugestões e conduzindo os projetos importantes na Câmara.

 

Como avalia a parceria com o MDB? Na eleição de 2024, a chapa terá novamente o PP como cabeça e o MDB indicado o candidato a vice?

Jerri – PP e MDB continuam mantendo a parceria de sempre, com muita união e foco em fazer o melhor pela comunidade de Dois Irmãos, assim como todos que estão conosco na administração municipal. Sobre eleições, sempre deixamos para discutir mais próximo do período eleitoral, mas a princípio se mantém a fórmula.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela