(Foto: Divulgação)
Após a definição da construção da nova fábrica de tratores em Araricá e a consequente saída da Mahindra de Dois Irmãos, a administração municipal divulgou um relatório sobre como se deu a negociação na tentativa de permanência da empresa no município.
Leia o texto na íntegra:
Considerando as informações divulgadas na imprensa da escolha de área em outro município do Vale do Sinos pela Mahindra é relevante apresentarmos as ações promovidas pela Administração Municipal para a que empresa realizasse o investimento em Dois Irmãos.
Antes de elencarmos datas e ações é necessário informar que a Administração Municipal não recebeu detalhes da empresa sobre a escolha do local para a realização dos novos investimentos, contudo as tratativas realizadas entre Dois Irmãos e a empresa, permitem afirmarmos com certeza que a Mahindra escolheu outra área, não outro município.
Nossa convicção vem da constatação de que desconhecemos qualquer benefício direto que outro município tenha oferecido e que Dois Irmãos não possua e que não tenha oferecido. A principal diferença está justamente na área, o que determinou a escolha do local.
É fato, público e notório que sempre houve um excelente relacionamento entre Administração Municipal, Dois Irmãos e a Mahindra, tanto durante as tratativas para viabilizar os novos investimentos aqui, quanto neste período de operação da empresa no município.
A Administração Municipal sempre tratou com respeito as diretrizes da empresa no que diz respeito a divulgação das negociações, tendo sido realizados inúmeros encontros e reuniões de trabalho em que as regras de conduta da empresa exigiam confidencialidade.
Desta forma passamos a detalhar datas importantes das tratativas e ações concretas para a realização dos investimentos em Dois Irmãos:
Final de 2021
Inicialmente, no primeiro contato da Mahindra sobre novo investimento, foi com o projeto de alugar um pavilhão com no mínimo de 8000 m², com bom acesso, água, energia e incentivos possíveis.
Maio de 2022
Após contatos com investidores conseguimos e apresentamos para empresa uma área de 50.000 m².
Junho de 2022
Apresentação do investidor para a empresa e início das negociações. Já neste momento foram apresentadas as avaliações ambientais positivas, emitidas as diretrizes construtivas e levantadas as condições de abastecimento de água e energia. Neste momento foi realizada uma visita técnica e o investidor buscou parceiros para construir imóvel para atender a demanda apresentada.
Na sequência a Mahindra fez várias reuniões com o construtor detalhando o projeto e as exigências técnicas do imóvel.
Em 15/07/2022 visita a área e reunião na prefeitura com a presença do vice-presidente mundial da Mahindra (Senior Vice President for Global Manufacturing and Quality Assurance - Farm Equipment Sector), Mr. Vinay Khanolkar; Gerente Geral Global da Mahindra (General Manager - Global Cme), Mr. Bharat Patil e do Gerente de Operação (COO Mahindra do Brasil), Anderson Melo com o prefeito, vice e secretários de Dois Irmãos. Nos encontros foi reforçada a disposição total da Administração em viabilizar o investimento da Mahindra em Dois Irmãos, apresentando o município para os dirigentes mundiais da empresa.
Agosto de 2022
Atendimento das solicitações da Mahindra sobre documentações da área, dos proprietários e dos investidores.
Atendendo uma dúvida e preocupação da Mahindra, a Administração Municipal encaminhou e o Conselho do Plano Diretor aprovou a mudança no zoneamento da área, solicitando a mudança de Zona Mista para Zona Industrial, definindo o local exclusivamente para abrigar empresas.
No mesmo mês, agosto de 2022, foi realizada reunião na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Fepam com a secretária do Meio Ambiente na época, Marjore Kaufmann, e com o Diretor-Presidente da Fepam, Renato Chagas, com a presença do CEO da Mahindra no Brasil, Jak Torretta, e representando a Administração Municipal de Dois Irmãos, o prefeito Jerri Meneghetti, acompanhado de secretários e dirigentes do meio ambiente local. O encontro foi para tratar da preocupação da Mahindra com os prazos das licenças, o que foi esclarecido pela secretária estadual, que explicou que com a manifestação de prioridade dos municípios, os processos recebem tramitação especial no órgão.
Novembro de 2022
Ocorre uma alteração na organização global da Mahindra e a unidade fabril brasileira no Brasil passa a estar vinculada à operação Mahindra nos Estados Unidos da América, introduzindo novos responsáveis pela análise dos investimentos.
A partir deste momento ocorre a mudança do projeto, substituindo a opção da locação, pela compra de área.
Março de 2023
A Mahindra definiu o tamanho do projeto e que a implantação será por meio de aquisição de área pela empresa.
Na sequência, de imediato a Administração Municipal identificou três áreas e passou a apresentar para a empresa.
A partir da avaliação interna da empresa, a Mahindra passou a negociar com o proprietário de uma área de 110.000 m² na BR 116.
Novamente a Prefeitura emitiu avaliações técnicas atestando a viabilidade ambiental e de localização, além de apresentar as diretrizes construtivas, juntamente com o detalhamento dos benefícios da Lei Municipal de Incentivo.
Em 25 julho de 2023 a Administração Municipal levou o projeto da Mahindra para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico onde foi recebida pelo Diretor Geral, Leandro Evaldt e pelo Diretor Ajunto, Gustavo Rech. No encontro, Dois Irmãos esteve representado pelo Chefe de Gabinete, João Luiz Weber e a Mahindra pelo Gerente de Operação, Anderson Melo. O objetivo do encontro foi tratar de incentivos do Fundopem para o projeto de expansão da empresa em Dois Irmãos.
Ainda sobre a Mahindra em Dois Irmãos é relevante destacarmos que no início das operações no município, a empresa era controlada pelo grupo brasileiro Bramont subsidiária do grupo chileno Gildemeister, que representava a marca Mahindra no Chile. Em 2017 o grupo chileno retirou-se do Brasil e a Mahindra Americana assume a operação da fábrica de Dois Irmãos.
Ademais é relevante reiteramos que a área foi determinante para a opção da empresa, não do ponto de vista da localização, mas principalmente pela característica da área e tamanho. Lembrando que mesmo que ainda não conhecemos as razões oficiais da empresa pela área, podemos deduzir com tranquilidade que questões que envolvem o custo da área, como o preço e custo de terraplenagem, devido aos fatores de localização e condição do terreno, foram muito inferiores naquela cidade do que aqui. Essa condição associada a deliberação da empresa em não receber área em doação, posição sempre presente nas negociações, impossibilitou que a Prefeitura adquirisse a área para posterior concessão ou doação à empresa, comprovado, inclusive com a declaração do prefeito de Araricá na imprensa, do pagamento do ITBI pela Mahindra no novo município.
Cabe acrescentar, lembrando mais uma vez, que não conhecemos os termos do anúncio da escolha, que o Fundopem/RS incentiva diferente a instalação de empresas nos municípios, a partir de critérios de Desenvolvimento Socioeconômico, por meio do IDESE, que é um índice comparativo usado pelo Governo do Estado para classificar os municípios, no qual Dois Irmãos está na posição 94º, enquanto Araricá na 452º.
Por fim, reconhecemos a importância da Mahindra para o desenvolvimento econômico e social de nossa cidade e lamentamos profundamente, que apesar de todo o empenho, nosso e da empresa, não localizamos juntos no território do município área disponível que reúna as características para atender às expectativas da empresa.
Dois Irmãos recebeu quase R$ 250 milhões em investimentos privados nos últimos três anos com a ampliação e instalação de novos negócios e continuaremos trabalhando incansavelmente para seguir atraindo novos investimentos e empreendimentos que possam contribuir para Dois Irmãos seguir crescendo e para o bem-estar de nossa comunidade.