Reprodução de imagem divulgada pela Polícia Civil
Em fevereiro deste ano, membros de uma excursão furtaram mercadorias em um supermercado de Dois Irmãos. Três meses depois, o Setor de Investigação da Delegacia de Polícia Civil do município, coordenada pela delegada Ariadne Langanke, chegou à autoria do crime. Cinco pessoas foram identificadas, entre elas três mulheres e dois homens. Todos moradores de Porto Alegre, eles serão indiciados por furto qualificado e associação criminosa.
De acordo com a polícia, um dos identificados é um menor de 17 anos. Os demais têm entre 18 e 22 anos. Os investigadores chegaram até eles através do depoimento de testemunhas, a lista de presentes na excursão e as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento comercial, que flagraram os indivíduos retirando as mercadorias das prateleiras e as colocando debaixo das suas roupas. “Ouvimos os depoimentos do proprietário do ônibus e a responsável pela excursão, que nos forneceu a lista. Comparando esta lista e as imagens, chegamos aos nomes”, comentou um policial.
Dos cinco envolvidos, pelo menos três já tinham passagens pela polícia. “Duas das mulheres e um dos homens já haviam cometido crimes parecidos em outros mercados do Vale dos Sinos”, informou o policial. Uma das garotas, de 18 anos, tem nove ocorrências por furto e duas por tráfico de drogas. Outra, de 21, tem sete ocorrências por furto.
Relembre o caso
O fato ocorreu no dia 9 de fevereiro, por volta das 8h50. Era um sábado. A excursão, formada por 42 pessoas, todas da Capital, tinha como destino um balneário localizado na Picada Verão. Antes de seguir até lá, pediram para o motorista parar no supermercado. Cerca de metade do grupo entrou no estabelecimento. Alguns fizeram compras e outros se aproveitaram da movimentação para furtar itens como bebidas, chinelo, carne e toalha de banho. Somados, resultaram em um prejuízo de R$ 689,82. A ação foi confirmada mais tarde, nas câmeras de segurança.