Centro com várias lojas abertas pela manhã
A manutenção da bandeira vermelha na Região de Novo Hamburgo, da qual faz parte Dois Irmãos, determina o fechamento da maioria dos estabelecimentos comerciais. O governador Eduardo Leite anunciou nesta segunda-feira (22) que alguns municípios poderão adotar protocolos de bandeira laranja mesmo estando em regiões de bandeira vermelha. Para tanto, não podem ter registrado óbitos e hospitalizações por Covid-19 nos últimos 14 dias.
Dois Irmãos não se enquadra no critério, pois registrou um óbito na semana passada e tem dois pacientes internados no momento, conforme último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde. Em matéria publicada no site do município, a prefeita Tânia da Silva disse que ficou decepcionada com a falta de flexibilização do Governo do Estado.
– Sabemos que a saúde está em primeiro lugar, mas precisamos também cuidar da economia. Vamos estudar o novo decreto estadual para depois nos posicionar. É claro que, com responsabilidade, vamos continuar lutando para sair da bandeira vermelha – comentou.
Um novo decreto municipal está sendo elaborado e a prefeita deve se pronunciar ainda nesta terça-feira (23). Até a publicação do decreto, segundo informações da prefeitura, os comércios podem ficar abertos.
Maioria dos comércios estava aberto nesta manhã
Na área central da cidade, a maioria dos estabelecimentos seguia com portas abertas até o final da manhã desta terça-feira. Ao serem perguntados se fechariam as lojas em razão da bandeira vermelha, estabelecida pelo Governo do Estado, o discurso dos proprietários era unânime: estavam aguardando o novo decreto municipal.
Poucos comércios estavam totalmente fechados, com grades ou correntes; e outros com as portas entreabertas, atendendo apenas a situações consideradas necessárias, como pagamento de prestação ou uma e outra troca e retirada de mercadoria, onde a compra ocorreu de forma online.