Fonte: GaúchaZH
O icônico 911 puxou o salto das vendas da Porsche no Brasil. A alemã ignorou a pandemia do coronavírus que bateu forte na economia brasileira – só no setor automotivo, o tombo no ano é superior a 30%. Na empresa, os 2.130 veículos vendidos de janeiro a setembro representaram o crescimento de 60% sobre o mesmo período de 2019. O volume também superou todos os emplacamentos no ano passado.
Com o resultado acumulado de janeiro a setembro, pela primeira vez a Porsche supera a barreira dos 2 mil veículos vendidos no Brasil em um ano. Independente do resultado do último trimestre, a alemã comemorará seu recorde de vendas no país. O desempenho da Porsche no mercado brasileiro foi puxado pelo 911 com 685 unidades e o salto de 262% sobre o período janeiro a setembro de 2019. O 911 conta com diversas configurações nas versões cupê e conversível.
O Cayenne foi o segundo, com 554 unidades e aumento de 42%, seguido pelo Macan – 446 registros e mais 12% –, e 718 Boxster – 261 emplacamentos e crescimento de 44%. A presença da linha Panemera cresceu 32% com a venda cem unidades nos primeiros nove meses do ano. O único modelo com resultado negativo foi o Cayman, com 93 unidades e queda de 12%.
Mercado global
A venda mundial da Porsche caiu 5% nos três primeiros trimestres do ano, com 191.547 unidades. A recuperação do mercado chinês foi rápida após o lockdown que parou o país. Também o crescimento em outros mercados contribui para o resultado. A China é o maior mercado Porsche, responsável pela entrega de 62.823 veículos de janeiro a setembro, com a queda de 2% sobre o mesmo período de 2019. Nos Estados Unidos, a queda foi de 12% com 39.734 unidades. Em casa, as vendas da Porsche caíram 23% com 17.462 unidades. O Cayenne liderou as vendas da Porsche com 64.299 unidades, seguido pelo Macan, com 55.124, e 911 – 25.400.