(Fotos: Divulgação / Câmara)
A ACTG Portal da Serra completou 25 anos de fundação no dia 17 de junho e, na sessão de segunda-feira (20), foi homenageada pela Câmara de Vereadores. A moção com votos de congratulações foi proposta pela vereadora Sheila da Silva (PT) e recebeu o apoio dos demais parlamentares.
O momento contou com apresentações de canto e dança e teve a manifestação do patrão Diego Joel Schuh na tribuna.
– São 25 anos de existência, trabalho e muita dedicação para fazer acontecer os ensinamentos de Paixão Côrtes e Barbosa Lessa, e também promover com força e muito amor a cultura gaúcha na cidade de Dois Irmãos. São 25 anos de conquistas, e poderíamos aqui numerá-las, mas o reconhecimento apresentado pelas mãos da vereadora Sheila e dos demais vereadores que aprovaram esta indicação mostra o quanto nós estamos no caminho certo – afirmou.
Segundo Diego, hoje são mais de 100 famílias associadas à entidade.
– Nosso galpão está repleto de gente feliz e realizada, fazendo do tradicionalismo um caminho para a formação da cidadania e para a formação e educação dos filhos desses associados. Todas as noites temos atividades na ACTG Portal da Serra. Nas segundas, oferecemos aulas de técnica vocal e de declamação; nas terças e quintas temos ensaios das invernadas de dança mirim e juvenil, e treino da invernada campeira; nas quartas acontecem os ensaios da invernada veterana e também dos grupos de estudo, que são promovidos dentro da entidade especialmente pela invernada cultural, que trabalha as questões de cultura, tradição, história, geografia e tradicionalismo. Nas quintas nós temos as oficinas de chula, nas sextas, curso de dança de salão; e nos domingos, ensaio com a invernada adulta. Também temos o nosso grupo de esportes, que participa de torneios de bocha campeira e de truco na região e também fora dela – destacou o patrão.
Por fim, lembrou que a entidade está de portas abertas para a comunidade.
– O CTG é uma casa de família, aberta para receber qualquer um, desde que respeite as regras da boa convivência e dos valores humanitários – concluiu Diego.
Referência cultural e de vida
Autora da moção, a vereadora Sheila também se manifestou.
– Entendemos que a direção atual da ACTG, bem como as anteriores, merecem louvores e congratulações por parte desta casa, porque estão servindo de referência cultural e de vida para muita gente. Merecem louvores porque sabemos que os serviços que estão prestando, que as suas conquistas e realizações foram possíveis com muito trabalho, um trabalho de doação, voluntário, em benefício comunitário, além de, é claro, muita participação, estudo e disciplina. Merecem louvores, porque ao longo de todos esses anos formaram uma grande família tradicionalista, que cultiva os melhores valores gaúchos. Merecem louvores, porque promovem a cultura e o fortalecimento de vínculos de amizade – declarou.