Dois Irmãos dá adeus a Irmã Barbarina Büttenbender

24/06/2024
(Divulgação / Funerária Schaumloeffel)

(Divulgação / Funerária Schaumloeffel)

Faleceu no final da manhã deste domingo (23), na cidade de São Jerônimo, a Irmã Barbarina Büttenbender, aos 93 anos de idade. Pessoa querida e respeitada em Dois Irmãos, ela dedicou 68 anos à vida religiosa, como Irmã do Imaculado Coração de Maria.

Ela deixa enlutada a irmã Anastácia Büttenbender, demais familiares e religiosos. Também são lembrados, em memória, os irmãos Léo Guilherme Büttenbender, Otília Schmitz, Irnes Büttenbender e Rita Büttenbender. Rita e Irnes eram igualmente religiosas.

As despedidas ocorreram na casa das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e na Capela Mortuária da Paróquia São Miguel. O enterro foi nesta segunda-feira (24), no Cemitério Católico I, no Centro de Dois Irmãos.

Através das redes sociais, o sobrinho Léo Büttenbender relembrou a história da Irmã Barbarina, que nasceu no dia 29 de março de 1931, na localidade de Walachai, em Morro Reuter. Segundo ele, ela iniciou os estudos religiosos no convento, aos 17 anos, em Dois Irmãos. Cursou enfermagem, trabalhou em várias igrejas e também no Hospital São José, no município. “A tia sempre espalhou simpatia, alegria e eficiência no seu trabalho. Seu profissionalismo sempre foi admirável. Adorava passear, cantar e ajudar as pessoas. E não tinha horário para ajudar. Eram 24 horas. Estava sempre disposta a auxiliar a quem mais precisava. Era uma grande serva de Deus neste mundo”, destacou Léo.

A história da religiosa também foi lembrada pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. “Foi auxiliar de enfermagem e, nesta função, empregou todo seu amor, reconhecendo Jesus nos muitos irmãos e irmãs que acolheu. Com zelo, dedicou-se à nobre missão de cuidar da saúde, atuando em hospitais da Congregação, bem como atendendo aos idosos e doentes em domicílio, na Pastoral da Saúde e dos enfermos. Viveu a maior parte de sua vida na cidade de Dois Irmãos, onde era muito estimada e conhecida. Atuou também em Salvador do Sul (RS)”, relembrou a congregação.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela