Secretária de Educação projeta ano letivo e destaca obras realizadas nas escolas

25/01/2023
Denise Maldaner respondeu à redação do JDI (Foto: Arquivo JDI)

Denise Maldaner respondeu à redação do JDI (Foto: Arquivo JDI)

As aulas na rede municipal de Dois Irmãos começam no dia 16 de fevereiro. Antes, os profissionais de cada escola já estarão se preparando para o início de mais um ano letivo. O município conta com nove escolas de ensino fundamental, três de educação infantil e o Projeto Global, que atende no contraturno escolar.

Em entrevista ao Jornal Dois Irmãos, a secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, falou sobre o trabalho da equipe e as expectativas para o novo ano.

– A administração municipal é grande apoiadora e incentivadora da educação no território de Dois Irmãos. A grande novidade é o início da construção de uma nova escola – disse ela, referindo-se à futura unidade no bairro União, cujo projeto seria apresentado oficialmente na tarde desta terça-feira (24), na prefeitura.

A seguir, leia os principais pontos comentados pela secretária sobre a educação municipal:

 

Expectativas para 2023

A Secretaria Municipal de Educação de Dois Irmãos – SMEDI, juntamente com todos os que engrandecem a educação: técnicos da SMEDI, diretores, vice-diretores, técnicos de apoio pedagógico, professores, monitores, auxiliares educacionais e administrativos, serventes, estagiários e demais colaboradores envolvidos com a educação, está com grande expectativa para o ano letivo de 2023. Acreditamos que a Educação deva ser dinâmica, intensa e perpassa por todos os que constituem o ambiente escolar; pensando assim estamos investindo em formações para todos os profissionais que atuam na educação, com o enfoque no processo de aprendizagem das criançasestudantes.

 

Encontros de formação

No dia 25 de janeiro haverá formação para todos os serventes de escola com o enfoque nas boas práticas de educação alimentar e nutricional. Na segunda-feira, dia 30 de janeiro até 3 de fevereiro, inicia uma Agenda de Aprendizagens com as Equipes Gestoras das 13 unidades escolares para delinear ações e estratégias para o ano letivo de 2023 e formação com os temas: 1- Gestão democrática; 2- Legislação educacional e Programas do MEC; 3- Liderança e gestão de pessoas; 4- Planejamento e gestão do tempo; 5- Gestão financeira. Nos dias 13 e 14 de fevereiro todos os professores e monitores terão formação de 16h com a temática “Desenvolvimento de Competências Socioemocionais”. Ao longo do ano letivo serão disponibilizadas novas formações para os profissionais da Rede Municipal.

 

Diálogos pedagógicos

Esses momentos de diálogos pedagógicos proporcionam um trabalho de equipe em todos os setores da educação de forma dinâmica e com alinhamento às estratégias de gestão e aprendizagens. Nosso foco continua sendo o desenvolvimento das competências e habilidades das crianças/estudantes de cada ano escolar, abrangendo não apenas as Competências Cognitivas, mas também Competências Socioemocionais para que a aprendizagem de todos seja consolidada.

 

Mais de 3,2 mil alunos

A Rede Municipal de Ensino tem a expectativa de atender 3.250 crianças/estudantes, já no início do ano letivo de 2023. Atualmente estão atuando, aproximadamente, 434 profissionais, destacando que foram chamados mais 21 profissionais do concurso público entre professores, monitores e técnicos de apoio pedagógico. Temos o desafio da mudança de diretores e vice-diretores. Compete à Secretaria de Educação acompanhar, monitorar e auxiliar a gestão escolar, observando a legislação nacional e municipal, DOCDI, plano municipal de educação, proposta pedagógica, metas da secretaria de educação e o plano de gestão dos diretores.

 

Ampliações e reformas

Os investimentos necessários nas ampliações e reformas nos prédios escolares são fundamentais para o bom atendimento às crianças/estudantes, possibilitando um ambiente acolhedor. As escolas de educação infantil Clarice Arandt e Heda Alves passaram por reformas estruturais e pinturas; a escola Matheus Grimm teve reforma do piso de uma sala e pintura de diversos ambientes. Também foram reformados os vestiários e banheiros do ginásio da escola Carlos Rausch, com o anexo do piso superior concluído com mais duas salas de aula, banheiro e sala de atendimento. A plataforma elevatória da escola Primavera está sendo concluída, além de reforma dos banheiros e construção de novos vestiários no ginásio bem como pintura, rampa de acesso, entre outros. Na Arno Nienow está sendo realizada a reforma no ginásio, banheiros, vestiários, pintura interna e externa, entre outros reparos na quadrinha de esportes. Na Albano Hansen foi realizada a troca de piso de duas salas de aula e reforma de uma parte do telhado do ginásio. Na Paulo Arandt foram concluídos reparos na pintura, construção da cobertura de acesso às dependências da escola, entre outros.

 

Transporte, alimentação, projetos

Além do melhoramento da infraestrutura, outros setores são participantes auxiliares do processo educacional:

– Transporte escolar: com a logística de zoneamento, para atender aos que necessitam de deslocamento até a escola, observando a legislação municipal do transporte escolar.

– Alimentação escolar: na formatação do cardápio escolar, com olhar atento aos produtos alimentícios da agricultura familiar, produtos locais e regionais de qualidade.

– Projetos: estabelecer parcerias com entidades que venham a contribuir na educação através de projetos educativos voltados à iniciação ao mercado de trabalho, tecnologias, metodologia investigativa, auxílio ao processo de alfabetização, entre outros.


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