Morador tem guardadas as primeiras 200 edições diárias do Jornal Dois Irmãos

25/07/2023
André Dieter

André Dieter

O Jornal Dois Irmãos completa 40 anos nesta terça-feira, dia 25 de julho. São 7.793 edições contando as histórias das comunidades de Dois Irmãos e Morro Reuter.

Entre os marcos históricos destas quatro décadas, está o início da circulação diária, em 27 de dezembro de 1993. A capa noticiava a vitória do Clube Vila Rosa sobre craques como Dunga, Luiz Carlos Winck, Assis e Dener: “Uma tarde de glória: Vila derrota os “Craques”. A partida, disputada em um domingo, marcava a colocação de faixas pela conquista do Bicampeonato Estadual Amador 93.

A edição de número 1, assim como as demais 199, é guardada pelo leitor André Dieter, morador do bairro Travessão, em Dois Irmãos. A família era assinante do JDI e ele decidiu guardar pelo menos as 200 primeiras edições diárias. André participava de gincanas, em Dois Irmãos e também em cidades como Taquara, Rolante e Vacaria, e guardar as edições era também uma maneira de guardar história, materiais que, muitas vezes são solicitados em tarefas justamente por serem antigos e mais difíceis de conseguir. “Se alguém um dia precisar, vou poder ajudar”, completa.

O pai de André, Romeo Dieter (já falecido), era vereador no município quando surgiu o Jornal Dois Irmãos. O partido dele era o PSD, mesmo partido do então prefeito Romeo Wolf, um dos grandes incentivadores e amigo do JDI. Recebendo a informação na porta de casa, André lembra que o JDI chegou como uma grande novidade no município. “Acreditava que iria dar certo, que seria duradouro”, diz André, ressaltando que o Jornal Dois Irmãos uniu ainda mais as comunidades, levando informação sobre vários assuntos de um bairro para outro.

Hoje, 40 anos depois, ele segue reconhecendo a importância do JDI e dos demais veículos de comunicação. Acompanhando o avanço da tecnologia, André acredita que um dos maiores desafios da imprensa, hoje, é lidar com a rapidez com que tudo ocorre. “Um veículo não pode simplesmente receber e postar a informação; ele precisa apurar e se certificar sobre o que de fato está ocorrendo”, comenta. 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela