Produção da Henrich Carrano, em Dois Irmãos
Nesta quarta-feira, 25 de outubro, é o Dia do Sapateiro. Somando empresas de Dois Irmãos e Morro Reuter, de acordo com número divulgado pelo Sindicato dos Sapateiros, são aproximadamente 4 mil colaboradores atuando no setor calçadista.
Presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados desde 2007, Paulo Vicente Bender destaca a importância destes profissionais. “A profissão de sapateiro já está com raízes fixadas em Dois Irmãos há mais de 70 anos”, diz ele, destacando, também, a expansão de indústrias daqui para Morro Reuter e Santa Maria do Herval. “Hoje, empresas de Dois Irmãos já têm suas unidades nestas cidades”, reforça ele, enaltecendo o papel dos sapateiros no processo. “É inegável a contribuição destes trabalhadores para o crescimento destes municípios”, finaliza.
Segundo Vicente, um dos grandes desafios, hoje, é atrair os jovens para a indústria calçadista. “Eles ingressam, mas não permanecem no setor”, diz ele, comentando que uma das ferramentas utilizadas para chamar a atenção deste público são projetos como o Jovem Aprendiz, presente em diversas empresas.
Muitas empresas também proporcionam cursos internos e financiam qualificações em instituições de ensino.