(Foto: Polícia Civil / Divulgação)
Na quinta-feira (21) ocorreu a abertura de mais uma edição do projeto Grupo Reflexivo de Gênero, destinado aos homens acusados de violência doméstica e familiar contra a mulher. O projeto é um complemento às medidas protetivas decretadas pelo Poder Judiciário em favor das vítimas. Durante os encontros, o objetivo é que os acusados participem de um ciclo de palestras e conversas destinadas a desestimular atos violentos.
No primeiro encontro desta edição, o delegado Felipe Borba, da Delegacia de Polícia da cidade, conversou sobre a Lei Maria da Penha e a importância de respeitar as medidas protetivas, além de destacar a relevância do próprio projeto. “A complexidade do fenômeno da violência de gênero impõe que todos os aspectos que circundam esta questão sejam trabalhados, e a figura de quem é acusado de ato com tal natureza é mais um elemento deste campo, principalmente se considerarmos que os padrões de comportamento, sedimentados em causas culturais, familiares e de personalidade, exigem reflexão e autocrítica a fim de viabilizar a mudança de postura almejada pela sociedade”, comentou o delegado.
O Grupo Reflexivo de Gênero é uma iniciativa da prefeitura de Dois Irmãos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e da Coordenadoria da Mulher, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS), Poder Judiciário e Promotoria Pública. Os encontros ocorrem a cada 15 dias, no Fórum. No total, são seis. O grupo é aberto a todos os homens, mesmo que não tenham medida protetiva.