(Fotos: Divulgação)
Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o 3°ano da escola municipal Felippe Wendling (Bela Vista) realizou um trabalho sobre artes africanas. As máscaras são o elemento mais distinto da arte africana, sendo tradição no Congo e na Nigéria. São feitas em vários materiais e possuem valor artístico, carregadas de simbolismos.
Para explorar tal expressão cultural, a turma da professora Cassiane Lerner de Sousa confeccionou máscaras com talas gessadas, moldadas nos próprios rostos das crianças, que depois foram pintadas com tinta guache, inspiradas em estampas e máscaras africanas reais. Todas as etapas da confecção foram de grande aprendizagem e muita diversão.
– Nosso sonho é que as pessoas sejam conscientes que somos todos iguais e que não exista distinção de raça, gênero ou qualquer outra questão. Com certeza os alunos são a ferramenta mais importante para diminuir o preconceito, para construir um mundo mais generoso e tolerante para todos – disse a diretora Elisandra Silva.