Vereador aproveitou a ‘janela partidária’
O vereador Sérgio Fink informou na tarde desta sexta-feira (27) que pediu sua desfiliação do MDB. No requerimento encaminhado ao presidente do partido em Dois Irmãos, Marcos Aurélio dos Santos, ele diz que a decisão tem “caráter irretratável e irrevogável” e que foi tomada “por razões de ordem pessoal”.
Nos próximos dias, após a baixa da filiação, Sérgio deve assinar ficha no PDT. “Estou voltando às origens”, disse ele, referindo-se ao partido ao qual já foi filiado. Tudo indica que a filiação terá reflexos no tabuleiro da próxima eleição municipal. Vale lembrar que a situação de Sérgio dentro do MDB vinha sofrendo forte desgaste desde o ano passado.
O prazo para vereador trocar de partido e concorrer nas próximas eleições encerra no próximo dia 3. A chamada ‘janela partidária’, inserida na legislação pela minirreforma eleitoral de 2015, é a única oportunidade em que o detentor de cargo eletivo proporcional, como o de vereador, pode mudar de partido livremente, sem risco de perder o mandato.