Guido Dilkin (PP) agradeceu pelo empenho da prefeita (Foto: Divulgação / Câmara)
A Câmara de Vereadores de Morro Reuter aprovou dois projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo na sessão de segunda-feira (24), ambos por unanimidade. São eles:
42/2023: Autoriza contratação, por tempo determinado até o final do ano letivo de 2023, de um professor de língua inglesa e de um professor de geografia, ambos 22 horas semanais, para atender as necessidades da Secretaria de Educação.
43/2023: Autoriza o Poder Executivo a firmar termo de colaboração com a Associação de Moradores do Walachai, repassando recursos financeiros no montante de até R$ 150 mil. O objetivo é participar nas despesas de construção e ampliação da rede de água.
Guido Dilkin (PP) destacou a importância do projeto 43/2023:
– Preciso agradecer muito pelo empenho da prefeita para liberar essa verba para a associação. A gente estava pleiteando isso há um bom tem. Para conseguirmos levar água potável para uma comunidade, com recurso próprio infelizmente nós não iríamos conseguir. A prefeita está liberando uma verba antecipada de R$ 150 mil, mas fica o meu compromisso, como vereador, de pleitear uma emenda para ela poder usar depois em outras obras.
Comissão especial e pedido de informação
Também foram aprovados o projeto de Resolução 01/2023, que cria comissão especial para examinar alteração do Regimento Interno e da Lei Orgânica Municipal, e o pedido de informação 02/2023, de Daniel Theisen (PP). O documento solicita que o Poder Executivo preste informações e apresente laudo de qualidade da água de todas as escolas do município. O pedido é motivado pelo aumento de casos de viroses em alunos da rede municipal.
Segundo o vereador, a escolas estão vivendo uma situação atípica:
– Falo principalmente da Picada São Paulo, onde chega a bater 50% a 60% de uma turma em que as crianças simplesmente não vêm por um período longo de dias, e isso vem ocorrendo há mais de um mês devido a viroses que se multiplicam. A gente sabe que em crianças se multiplica muito rápido, mas a gente teve uma reunião da APM em que os pais levantaram a hipótese de começar a analisar a água dessas escolas. A gente precisa entender por que isso está acontecendo tanto – comentou Daniel.
Pedido de guarda na João Wagner
A vereadora Eliane de Oliveira Mello (PTB) disse que encaminhou ofício ao secretário de Segurança Pública do RS, Sandro Caron de Moraes, solicitando que seja fornecido um guarda para a escola estadual João Wagner.
– A escola conta hoje com 392 alunos, fora todos os professores e servidores. Esse pedido é para tranquilizar um pouco mais os pais e responsáveis por nossas crianças – afirmou ela, lembrando que trata-se da única escola estadual de Morro Reuter e que a rede municipal já conta com o apoio da Brigada Militar.