Governador fez anúncio na tarde desta quarta
O governador Eduardo Leite anunciou na tarde desta quarta-feira (27) novas determinações sobre o retorno da educação no Rio Grande do Sul. As aulas presenciais não serão retomadas neste mês de junho.
– A gente planeja algo gradual para o retorno das atividades da educação. A prioridade é sempre a proteção da vida e da saúde das pessoas. Por ora, vamos priorizar o fortalecimento das aulas remotas – disse ele.
O plano de retomada prevê cinco etapas. As duas primeiras foram anunciadas durante a transmissão pelo Facebook do Governo do Estado.
– A primeira etapa determina o ensino remoto para todos os níveis do ensino público e do ensino privado a partir da próxima segunda-feira (1º), com uso da tecnologia e disponibilização de materiais para os pais com dificuldades de acesso – explicou ele.
Na segunda etapa, a partir do dia 15 de junho, serão permitidas atividades práticas essenciais para conclusão de curso no ensino superior, pós-graduação e ensino técnico. As definições sobre as próximas etapas serão anunciadas no dia 15. Projeta-se o retorno às aulas presenciais a partir de 1º de julho, com prioridade às crianças menores e aos jovens e adolescentes do ensino médio, principalmente aqueles que estão no último ano.
– Ainda não são definições, são apenas projeções. Cada momento pode ser antecipado ou postergado. Não temos como apresentar um quadro de certezas neste momento que estamos vivendo – ponderou o governador.
O certo é que, para voltar a ter aula, as escolas terão de readequar seus espaços físicos, obedecendo a questões como limite de estudantes por sala e distanciamento mínimo entre as classes.