Turma aprovou a experiência de entrevistar os atletas
A professora de séries iniciais Adriana Krug Fuhr teve uma iniciativa inovadora para ensinar os alunos do 4º ano da Escola Municipal Felippe Alfredo Wendling (Bela Vista) sobre o tema entrevista e reportagem. Ela percebeu que o assunto das Olimpíadas estava em alta, e aproveitou a oportunidade ao trazer quatro atletas da região para serem entrevistados pelos estudantes, com o intuito de que aprendessem sobre a entrevista na prática e ao mesmo tempo desenvolvessem uma consciência sobre a importância de hábitos saudáveis para uma vida melhor.
Além disso, Adriana me convidou para falar em sala de aula sobre o cotidiano de um jornalista e entrevistar seis alunos para que eles entendessem como as reportagens que acompanham são produzidas.
O grupo A foi o primeiro a fazer a atividade
Como a turma do 4º ano está tendo aula de forma híbrida, existe o grupo A e o grupo B. Em ambos os grupos as crianças têm uma média de 9 a 11 anos e se mostraram muito participativas e curiosas com a atividade. O grupo A contou com a presença da jogadora e treinadora de vôlei Roberta Stoffel Callai e de Marco Antonio Gallas, que foi goleiro de diversos clubes e é treinador das escolinhas do Clube União.
Sarah Valentina de Freitas Frankling, de 10 anos, disse: “Os atletas aprenderam a não desistir dos sonhos, mesmo com as dificuldades eles não pararam, acordavam cedo, fazendo dieta mesmo querendo comer doce.” Para ela ficou clara a necessidade de buscar as metas e fazer um esforço para as coisas acontecerem. Sarah tem vários sonhos possíveis para o futuro: Ser cientista, jornalista ou algo relacionado com o meio ambiente, pois ama fazer pesquisas.
Já o estudante Gael Becker Machado, de 11 anos, disse: “Eu fiquei com vergonha de perguntar, mas achei legal que eles foram para outros estados.” Por isso, ele fez as anotações baseadas nas perguntas de outros colegas. Gael pensa em ser Youtuber e ter sua própria família quando crescer.
Laura Soures Back tem 10 anos, sonha em ser jogadora profissional de futebol e, por isso, conhecer atletas e suas rotinas foi algo especialmente importante. Com a atividade, Laura aprendeu que: “Não é só acordar, querer ser atleta e vou lá ser atleta. Para ser atleta, tu tem que ficar horas treinando.” Além disso, conhecer profissionais de outras áreas pode ajudar eles a pensarem sobre o caminho que desejam trilhar. “Agora que eu conheci você, acho que seria jornalista”, acrescentou Laura durante a entrevista.
O grupo B também participou
O grupo B fez a mesma atividade, porém com atletas diferentes. Eles entrevistaram o dois-irmonense Thiago Trierweiler, que é do atletismo, e representa a Feevale e o IENH; e Arthur Fink Scheffler, que é um atleta do futebol e treina em um clube da Espanha.
Para as alunas entrevistadas, Laura Soares Back, Isabeli Machado Reis e Ketlyn Luft Rozi, foi uma experiência bem positiva. Elas pensam em se alimentar melhor depois de entender a importância de hábitos saudáveis na conversa com os atletas. As estudantes acompanharam a cobertura das Olimpíadas e conseguiram ver uma prática de atletismo com Thiago, que conseguia pular um metro e seis de altura, e pediram autógrafos para Arthur.
Aprender pode ser divertido
A ideia diferente da professora Adriana mostra que o aprendizado de qualquer tema simples, como o gênero reportagem e entrevista, pode se tornar algo complexo no sentido de produzir sentidos que as crianças vão levar por toda a vida. Ao trazer atletas e uma jornalista e fazer os alunos serem entrevistados e entrevistarem, a professora tornou o aprendizado prático e divertido. (Por Giordanna Benkenstein Vallejos)